Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Danilo Gentili foi demitido do SBT após fazer piada sobre Bolsonaro #boato

Danilo Gentili foi demitido do SBT após fazer piada sobre Bolsonaro #boato

Daniilo Gentili foi demitido do SBT após fazer piada sobre Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O humorista Danilo Gentili, apresentador do programa The Noite, foi demitido do SBT após fazer uma piada sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil em Washington (EUA).

No dia 16 de julho de 2019, o humorista Danilo Gentili surpreendeu internautas por causa de duas publicações. Na primeira, ele fez uma série de piadas em relação à indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil em Washington, nos EUA (é possível ver o vídeo aqui).

Em meio a risos e críticas (principalmente de apoiadores de Bolsonaro) do vídeo que havia acabado de publicar, Danilo Gentili fez uma publicação “informando” que havia sido demitido do SBT (link). Leia o que ele escreveu:

Foi bom enquanto durou, pessoal. Estou passando agora no RH do SBT para assinar minha demissão. O motivo? Postei #SenadoVetaEduardo Muito obrigado à todos pela audiência esses anos todos. Tô indo entregar currículo pra fritar hamburguer.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não demorou muito para sites começarem a dar a manchete com base no “jornalismo de tuíte”. Confira algumas das publicações: “Danilo Gentili demitido do SBT por criticar a nomeação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada dos Estados Unidos”, diz uma. “Danilo Gentili é demitido do SBT por criticar Eduardo Bolsonaro”, aponta outra. “Danilo Gentili é demitido do SBT. O apresentador foi demitido após criticar Eduardo Bolsonaro”, apontou uma terceira.

Danilo Gentili foi demitido do SBT após fazer piada sobre Bolsonaro?

Após as publicações, muita gente comemorou a demissão do humorista. Outras aproveitaram o momento para atacar o governo de Bolsonaro. Só há um detalhe nisso tudo: a informação que aponta que Danilo Gentili foi demitido do SBT não procede. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, o que ocorreu foi uma falta de interpretação (não sabemos se dolosa ou culposa) por parte de muita gente que publicou o conteúdo. Faltou aos veículos pensar em duas coisas. 1) A ironia é uma das principais marcas de Gentili. Logo seria preciso uma segunda checagem sobre o assunto. 2) O post tem algumas ironias (como a entrega de currículo para fritar hambúrguer) que levanta suspeitas.

E, assim como suspeitávamos, o próprio Danilo Gentili desmentiu a informação que apontava para a sua demissão. Por meio do Twitter, ele republicou uma matéria falando que tudo não passava de uma brincadeira e também ironizou veículos que haviam “caído” na pegadinha.

Resumindo: nem deveríamos estar desmentindo essa (assim como não deveríamos desmentir outros tantos boatos que são óbvios para quem interpreta o que lê), mas o fato é que Danilo Gentili não foi demitido do SBT. Tudo começou com uma brincadeira do próprio que rendeu manchete (falsa) para muito portal de notícias por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.