Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Daniela Mercury é vaiada em show após campanha #Elenão contra Bolsonaro #boato

Daniela Mercury é vaiada em show após campanha #Elenão contra Bolsonaro #boato

Boato – Vídeo mostra que a cantora Daniela Mercury foi vaiada e expulsa do próprio show depois de declaração sobre campanha #Elenão contra Bolsonaro.

Há uma semana da votação do primeiro turno das eleições presidenciais é possível chegar a algumas conclusões. Uma das mais latentes delas é que, hoje, a maioria dos votos está sendo direcionada mais pela rejeição do que pela simpatia dos eleitores pelos candidatos. A prova disso está em campanhas como as “anti-PT” ou “anti-Bolsonaro”.

Na segunda campanha citada acima, um dos maiores ícones é a cantora Daniela Mercury. Além de ter feito um show em Salvador no evento contra Bolsonaro, ela tem se utilizado das redes sociais para se manifestar contra o candidato do PSL (Detalhe: não achamos nenhum apoio dela a um candidato em especial).

A exposição online tem gerado consequências para a cantora. Uma das que podem se encaixar na categoria de “negativas” foi o número de “dislikes” no vídeo do Youtube em que proclamava a campanha “#Elenão”. Outra foi um vídeo que mostra ela sendo vaiada e está circulando por aí.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem que acompanha a filmagem aponta que ela foi vaiada no próprio show (e teve que encerrá-lo) após ter proclamado o público a aderir ao movimento #Elenão contra Bolsonaro. Vimos a história no Facebook, WhatsApp, Youtube, Twitter e em blogs. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: DANIELA MERCURY…. pegou uma sonora VAIA depois que começou uma campanha , perde o controle…. manda o povo tomar no C… e acaba com o show . BOLSONARO PRIMEIRO TURNO Versão 2: Daniela Mercury é Vaiada No Proprio Show Após Movimento Ele Não

Versão 3: Daniela Mercury é vaiada no seu próprio show ao fazer campanha #Elenão contra Bolsonaro. “Daniela Mercury recebeu mais de um milhão de deslikes no vídeo convocando as mulheres para a campanha #Elenão”.

Vídeo mostra o  momento que a cantora baiana Daniela Mercury é vaiada no próprio show ao proclamar o movimento #Elenão contra Jair Bolsonaro. Parece que a campanha #Elenão, não agradou sua própria plateia. A cantora ficou indignada com tal reação e começou a xingar seus fãs. O vídeo tem data de terça-feira (25).

Daniela Mercury foi vaiada em show após campanha #Elenão contra Bolsonaro?

Contamos, só no Facebook, 3,7 milhões de visualizações em um vídeo (que, de fato, é real). Mas será mesmo que a situação descrita na filmagem é essa mesma? A resposta é não. Calma que a gente explica tudinho.

Antes de falar do caso em si, há alguns pontos que nos deixaram desconfiados na mensagem. O primeiro é que ele segue o roteiro das fake news (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis). O segundo é que não há nenhum relato de “grande show” de Daniela no dia 25/09/2018 e tampouco de uma confusão envolvendo a cantora. O terceiro é que o vídeo não mostra nada de #Elenão e nem de Bolsonaro.

Com base nesse briefing, resolvemos fazer uma busca mais detalhada a respeito da história. Ao buscar o vídeo, descobrimos que ele é de fevereiro de 2017, durante show no carnaval de Salvador.

Naquele dia, a cantora estava ao final do seu show e (de acordo com reportagens da época) havia sido orientada a encerrar a apresentação antes do final do circuito. O grande problema é que ela estava próxima do camarote da PM da Bahia e parte do público passou a vaiá-la por acreditar que se tratava de um protesto.

Essa matéria aponta que não houve protesto algum, que o show não foi encerrado (a cantora voltou ao palco e se apresentou por mais 30 minutos) e que ela começou a receber ataques em redes sociais na época por causa da versão errada da história (a gente chamaria de boato).

Resumindo: a história que aponta que Daniela Mercury foi vaiada no próprio show por ter tentado promover a campanha #Elenão contra Bolsonaro é falsa. O vídeo em que a cantora é hostilizada pelo público é antigo e não tem nada a ver com o candidato do PSL à Presidência da República.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164