Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Chef faz gesto para Bolsonaro e seus eleitores #boato

Chef faz gesto para Bolsonaro e seus eleitores #boato

Boato – Chef resolveu aderir ao #elenão com ofensas contra o candidato Jair Bolsonaro. Ele fez um gesto ao presidenciável.

No dia 10 de outubro, publicamos um desmentido sobre o boato da criança que ganharia R$ 1 por compartilhamento no WhatsApp. Essa foi a última história falsa não-relacionada às eleições que desmentimos. De lá para cá, derrubamos 22 fake news relacionadas ao pleito. É claro que isso nos dá a impressão de que tudo que está na internet é relacionado ao pleito. Não somos os únicos.

A prova disso é que muitos internautas estão interpretando um gesto de um chef de cozinha como um xingamento a Bolsonaro e uma adesão ao movimento #elenão.

Chef faz gesto para Bolsonaro e seus eleitores?

As tais mensagens se espalharam muito por aí e fizeram muitas pessoas promoverem um boicote. Mas será mesmo que o chef fez mesmo o tal gesto para Bolsonaro e os seus eleitores? A resposta é não.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Quando vimos a mensagem não nos restou dúvida que, de fato, as fotos são reais. Porém, elas não têm nada a ver com política ou mesmo com o candidato Jair Bolsonaro e seus eleitores.

Depois que a imagem viralizou, o chef se utilizou de suas redes sociais para explicar o contexto dela. Ela foi tirada em uma viagem à Tasmania (Austrália).

Vale dizer mais dois detalhes. 1) Vasculhamos as redes sociais dele e não vimos uma manifestação sequer contra ou a favor de candidatos nas eleições. 2) Checamos as postagens das imagens e elas são, de fato, de antes da polêmica com Helena Rizzo. Ou seja, dá sim para confiar que ele não fez protesto algum contra Bolsonaro.

Resumindo: a história que aponta que um chef fez gestos contra Bolsonaro é falsa. A imagem foi tirada fora do Brasil e não tem nada a ver com as eleições daqui. De fato, o pessoal está enxergando eleições até onde não tem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.