Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Carlos Henrique Schroeder grava vídeo detonando a Globo antes de pedir demissão #boato

Carlos Henrique Schroeder grava vídeo detonando a Globo antes de pedir demissão #boato

Carlos Henrique Schroeder grava vídeo detonando a Globo antes de pedir demissão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Antes de pedir demissão da Globo, o ex-diretor Carlos Henrique Schroeder gravou um vídeo criticando a emissora e defendendo a ditadura militar.

Em tempo de “entressafra” de boatos novos (após o boom de fake news relacionadas à Covid-19 e antes do período eleitoral), o que não faltam na internet são boatos antigos que voltaram a viralizar. No caso de hoje, vamos falar, de novo, de um vídeo atribuído a um diretor da Globo: Carlos Henrique Schroeder.

Uma mensagem, acompanhada de um suposto vídeo do diretor, aponta que, “antes de se demitir da Globo”, Carlos Henrique Schroeder teria “dado um show” ao criticar a emissora e defender a Ditadura Militar. “Deu um show !!! Pronunciamento de Carlos Henrique Schroeder, diretor geral da REDE GLOBO antes de pedir demissão do grupo”, diz a mensagem.

No vídeo, a pessoa critica a série Os Dias Eram Assim, exibida pela TV Globo em 2018, e diz que a “realidade da época” foi distorcida, que o regime militar era bom para a população e critica Roberto Irineu Marinho. Assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Carlos Henrique Schroeder grava vídeo detonando a Globo antes de pedir demissão?

O vídeo se espalhou muito na internet, principalmente em meio à “guerra” entre bolsonaristas e a emissora. Mas será mesmo que vídeo em questão era de Carlos Henrique Schroeder? Não, não é. Vamos aos fatos.

Essa história falsa de Carlos Henrique Schroeder ter gravado vídeo contra a Globo já circula na internet desde 2018. O boato se espalhou com muita força durante o período eleitoral e teve que ser desmentido (graças a erros de digitação no nome do ex-diretor da Globo e outros arquivos atribuídos a ele) três vezes (aqui, aqui e aqui). Como boa parte do que foi falado vale para hoje, relembre o que foi dito:

Só essas informações já nos fazem chegar a duas conclusões. 1) Se o vídeo era antigo, obviamente a pessoa que gravou não se demitiu após a entrevista de Jair Bolsonaro na Globo News. 2) Esse é mais um boato que se modificou. Por isso, vamos usar explicações anteriores (com algumas adaptações) para falar da história. Confere aí:

Apesar de o vídeo ser verdadeiro, o homem que detona a novela NÃO É diretor do Fantástico. Trata-se de James Akel, um jornalista, produtor e escritor brasileiro que sequer trabalha na Rede Globo. As pessoas reutilizaram essa história de demissão do diretor do Fantástico para viralizar o vídeo de uma crítica sobre a produção da Globo e enaltecer a Ditadura Militar. Aliás, quanto ao conteúdo do vídeo e a opinião do jornalista, não entraremos em detalhes. Afinal, a liberdade de expressão é um direito de todos no Brasil.

A segunda parte também é óbvia. Para começar, o nome descrito no texto é errado. Carlos Henrique Schroeder não é nome certo do “diretor da Globo”. O nome é Carlos Henrique Schroder (Carlos Henrique Schroeder é um escritor).

Resumindo: a história que aponta que o diretor da Globo Carlos Henrique Schroeder gravou um vídeo detonando a emissora, Roberto Irineu Marinho, a série Os Dias Eram Assim e defendendo militares é falsa. O vídeo foi gravado por outra pessoa e, desde 2018, circula com o crédito errado. Mais do que isso, com o nome errado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: