Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > C.S. Lewis escreveu texto sobre o diabo e a pandemia em 1941 #boato

C.S. Lewis escreveu texto sobre o diabo e a pandemia em 1941 #boato

C.S. Lewis escreveu texto sobre o diabo e a pandemia em 1941, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em livro “Cartas de um diabo ao seu aprendiz”, publicado em 1941, C.S. Lewis previu a pandemia da Covid-19. 

É oficial! O número de infectados e mortos pela Covid-19 voltou a crescer no Brasil e colocou o país, mais uma vez, em uma posição complicada. De acordo com dados oficiais, já são mais de 6 milhões de infectados e mais de 180 mil mortes.

Se isso não bastasse, histórias completamente sem noção pipocam na internet. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, o escritor C.S. Lewis (autor da saga “As Crônicas de Nárnia”) teria “previsto a pandemia” em um de seus romances. Segundo o texto, no romance “Cartas de um diabo ao seu aprendiz”, publicado em 1941, Lewis teria descrito como o diabo conseguiu enviar tantas almas ao inferno por causa do medo da população decorrente de uma doença contagiosa. Ainda segundo a mensagem, o livro ainda teria citado o isolamento e como a Terra teria se tornado um “campo de concentração com prisioneiros voluntários”. Confira:

“*C. S. Lewis e a pandemia* Incrível *coincidência* entre um trecho escrito por C. S. Lewis, em 1941, em seu livro “Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz”, e a realidade atual envolvendo a pandemia de Covid-19: Um jovem demônio: _- Como você conseguiu enviar tantas almas para o inferno?_ O velho diabo: _- Usando o medo!_ O jovem: _- Bom trabalho! Do que eles estavam com medo? Guerra? Fome?_ O velho: _- Não, de uma doença!_ O jovem: _- Eles não ficaram doentes? Não estavam morrendo? Não havia cura?_ O velho: _- Adoeceram, morreram, *e teve cura.*_ O jovem: _- Não entendi…_  

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O velho: _- Eles acidentalmente acreditaram que a única coisa que tinham que manter a todo custo era a VIDA!_ _Eles não se abraçaram, não se cumprimentaram, se afastaram uns dos outros. Eles renunciaram a todo contato humano e a tudo que era humano!_ _Ficaram sem dinheiro, perderam o emprego, mas optaram por temer pela vida, mesmo que não tivessem pão._ _Eles acreditaram em tudo que ouviram, leram os jornais e acreditaram cegamente em tudo que leram. Eles desistiram de sua liberdade, não saíram de casa, não foram a lugar nenhum._ _Eles não visitavam parentes e amigos._ _O mundo se transformou em um grande campo de concentração com prisioneiros voluntários._ _Eles aceitaram tudo! Só para sobreviver a outro dia miserável…_ _Eles não viviam; morriam todos os dias!_ _Foi fácil tirar suas almas miseráveis…_”.

C.S. Lewis escreveu texto sobre o diabo e a pandemia em 1941?

A informação causou um grande burburinho nas redes sociais, especialmente, no Facebook e no WhatsApp (e entre aqueles que acreditam em premonições). Mas apesar da história ter circulado bastante, ela não é verdadeira.

Para quem não sabe, C.S. Lewis foi um escritor, professor universitário e teólogo irlandês. Ao longo de sua carreira, escreveu diversos livros (entre obras de ficção e não-ficção) e ganhou fama mundial com a saga “A Crônicas de Nárnia” (publicada na década de 1950). Durante a vida, Lewis foi amigo pessoal do também escritor J.R.R. Tolkien, com quem trabalhou na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Mas ao contrário do que aponta a história, C.S. Lewis não previu a pandemia da Covid-19.

Ao fazer uma análise inicial, já ficamos desconfiados. Basta olhar para a mensagem para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, ao longo da pandemia, tivemos diversas histórias sobre supostas premonições sobre a Covid-19. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que uma vidente espanhola teria previsto a pandemia em dezembro de 2019. Também a que indicava que o médium Chico Xavier teria previsto a pandemia da Covid-19 em uma mensagem sobre desencarnes coletivos e, por fim, a que apontava que Nostradamus teria previsto a chegada do novo coronavírus em um livro de 1555.

No início da pandemia da Covid-19, esse tipo de história era bastante comum. E, na realidade, o texto de hoje também começou a circular no início do ano. A história não chegou até nós naquela época, mas voltou a circular e cá está.

Para começar, decidimos buscar pelo livro indicado na mensagem. “Cartas de um diabo ao seu aprendiz” é uma obra de ficção facilmente encontrada em sites de buscas. Após procurarmos pelo trecho indicado na história, nada encontramos. Vale ressaltar que os textos presentes no livro foram escritos em formato de cartas e não de diálogos.

Resolvemos, então, procurar mais um pouco e encontramos alguns desmentidos sobre a história. De acordo com a Agência Lupa, o diálogo, na verdade, foi retirado de um texto escrito por Camila Abadie, em seu Instagram, no dia 19 de abril de 2020. Ainda segundo a Lupa, a autora faz uma menção sobre o livro no início da postagem e diz que o diálogo seria um “trecho não escrito de ‘Cartas do Inferno’ (ou ‘Cartas de um diabo ao seu aprendiz’)”.

De acordo com o serviço de checagem Fato ou Fake, Camila Abadie editou a publicação quando percebeu que as pessoas começaram a confundir os textos. Com isso, a mulher acrescentou uma observação no texto, afirmando que o diálogo é de sua autoria. Ao serviço de fact-checking, Camila desmentiu toda a história e afirmou, mais uma vez, que o texto, apesar de ser inspirado no livro, foi escrito por ela.

Em resumo: a história que diz que C.S. Lewis previu a pandemia em um livro de 1941 ao mostrar um diálogo do diabo com seu aprendiz é falsa! Ao procurar pelo trecho no livro, nada encontramos. Aliás, o livro foi escrito em formato de cartas e não de diálogos. Além disso, também descobrimos que o texto foi escrito pela brasileira Camila Abadie. Ela publicou o trecho em seu Instagram, no dia 19 de abril de 2020. A própria Camila desmentiu toda a história em suas redes sociais e aos serviços de checagem. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK