Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Vídeo mostra Bruce Lee jogando tênis de mesa com munchaku em 1970 #boato

Vídeo mostra Bruce Lee jogando tênis de mesa com munchaku em 1970 #boato

Boato – Bruce Lee aparece em vídeo de 1970 derrotando dois chineses em partida de tênis de mesa. Ele jogou ping-pong somente com um munchaku.

Quem nunca ficou na fila do ping-pong na hora do intervalo, esperando ansiosamente sua vez, que atire a primeira pedra. Seja na escola, na casa de um amigo ou até improvisado na mesa da sua própria casa, o ping-pong é sempre uma boa opção para se divertir com os amigos.

E o que dizer do tênis de mesa? O esporte (que possui regras fixas, ao contrário do ping-pong, onde cada um faz as suas) proporciona boas emoções e jogadas impressionantes. E o que poderia acontecer se um jogador de ping-pong e tênis de mesa se encontrassem?

Se você acha que seria um desastre, Bruce Lee vai te provar que não. Bem, ao menos é o que mostra um vídeo que está circulando nas redes sociais. As imagens mostram Bruce Lee derrotando dois mesatenistas chineses com um munchaku. Confira mensagem e assista ao vídeo: “Um inestimável clipe de 1970 de Bruce Lee jogando Tênis de Mesa com seu Nan-chak. Incrível foco na velocidade, reflexos e precisão”

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Vídeo mostra Bruce Lee jogando tênis de mesa com munchaku em 1970?

Bem, as imagens são realmente impressionantes. Ainda mais porque Bruce Lee estava jogando sem raquete (só com o munchaku) e por ter vencido dois chineses (que são mundialmente conhecidos como os melhores do mundo no tênis de mesa). Mas será mesmo que Bruce Lee realmente teria conseguido esse feito? A resposta é não! Se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Como é possível observar na publicação, nem o texto e muito menos o vídeo dão muitas pistas sobre o que, de fato, aconteceu. Como já sabemos, o caráter vago é uma características de boatos (e também dificulta a checagem das informações).

Mesmo assim, fomos atrás da verdade e descobrimos que a história não só não tem nada a ver com a realidade, como também não diz respeito ao Bruce Lee.

O vídeo, na verdade, faz parte de um comercial da marca de eletrônicos Nokia veiculado na China em 2008. No vídeo original, as imagens não só mostram a marca da empresa como também o celular anunciado.

A agência responsável pela criação do material até deu uma entrevista falando sobre as inspirações para a produção do vídeo viral. Eles contaram que o vídeo teve 700 mil visualizações nas primeiras 24 horas. Além disso, seria um tanto quanto impossível Bruce Lee aparecer em um vídeo de 2008, uma vez que ele morreu em 1973. De acordo com o site de fact-checking Snopes, o Bruce Lee das imagens foi criado digitalmente para disputar a partida de tênis de mesa.

Em resumo: o vídeo que supostamente mostra Bruce Lee derrotando dois mesatenistas chineses com um munchaku é realmente muito legal, mas  falso. Não se trata do Bruce Lee (não o de carne e osso, já que é uma projeção digital). E, claro, vale ressaltar todo o trabalho de computação gráfica no vídeo. Ou seja, o vídeo é só mais um #boato. Portanto, pode compartilhar, mas dê as informações corretas.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.