Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Avião passa por baixo de ponte do rio Pina, no Recife, mostra vídeo #boato

Avião passa por baixo de ponte do rio Pina, no Recife, mostra vídeo #boato

Avião passa por baixo de ponte do rio Pina, no Recife, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Avião faz manobras e passa por baixo da ponte do rio Pina, no Recife. Tudo é mostrado por vídeo compartilhado na web.

Se você é um usuário assíduo das redes sociais, certamente já se deparou com flagras de motoristas fazendo manobras perigosas por aí. Às vezes muitos deles acabam se tornando viral na internet. É esse o caso de hoje. O motivo? As imagens mostram um avião fazendo manobras pra lá de radicais.

O vídeo, de quase 30 segundos, mostra o momento em que um avião passa por baixo de duas pontes. Segundo a mensagem, o avião teria realizado as manobras por baixo da ponte do rio Pina, no Recife. Leia o que diz a mensagem e assista o vídeo:

AVIÃO PASSA EMBAIXO DE 2 PONTES Tem maluco em todos lugares mas este piloto superou minhas expectativas.Não parece ser montagem ou fake news e o local deve ser a ponte do Pina em Recife. Compartilhe!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Avião passa por baixo de ponte do rio Pina, no Recife?

O vídeo fez sucesso nas redes sociais e muita gente ficou impressionada com as manobras. Mas, depois de assistir o vídeo, o que mais impressiona é a quantidade de gente que caiu na pegadinha.

O primeiro indício que nos leva ao boato está nas próprias características da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas ou fontes confiáveis. Outro detalhe que impressiona é a semelhança com outras histórias que já circularam por aí (leia aqui e aqui). Em ambos os casos, o uso da computação gráfica é perceptível, além disso os vídeos são de autoria da mesma empresa, que é especializada em vídeos com o uso de computação gráfica.

Mais uma googlada e matamos a charada! Assim como nos casos citados, o vídeo com as manobras radicais tiveram a mesma origem tanto que na própria oficial da empresa há o vídeo e uma explicação sobre os efeitos utilizados na criação. Confira na publicação:

Em outra publicação, temos a explicação dos recursos utilizados. Na descrição, o profissional explica que uma dos desafios foi “fazer o motor balançar a água” e que para tornar as imagens reais usou um combinado de técnicas, entre elas “aumentar a potência do sol, executar uma ponte fake pra fazer a sombra e regular o contraste pra casar”, explica o profissional. Confira:

Resumindo: um avião não passou por baixo de ponte do rio Pina, no Recife. Isso porque o vídeo é fruto de efeitos de computação gráfica. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso