Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Artistas convocam povo para manifestações de 15 de março de 2020, mostra vídeo #boato

Artistas convocam povo para manifestações de 15 de março de 2020, mostra vídeo #boato

Artistas convocam povo para manifestações de 15 de março de 2020, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Artistas da Globo (como Alessandra Maestini) e cantores como Paulo Ricardo se uniram ao Vem Pra Rua e estão convocando os brasileiros para a manifestação do dia 15 de março de 2020.

Faz tempo que uma manifestação não causa tanta expectativa como a de 15 de março de 2020, a favor do presidente Jair Bolsonaro. A prova disso está em informações distorcidas relacionadas ao assunto.

Uma das últimas que surgiu na internet dá conta de que uma série de artistas resolveu fazer vídeos de convocação para as manifestações pró-Bolsonaro. No vídeo, nomes como de Paulo Ricardo, Christine Fernandes, Marcelo Serrado, Caio Castro, Márcio Garcia, Alessandra Maestrini, Kadu Moliterno e Malvino Salvador. Assista ao vídeo e leia a mensagem que o acompanha:

Versão 1: MANIFESTAÇÃO DIA 15/03/2020 – Estes artistas, mesmo os que trabalham na Globo, estão com a maioria dos brasileiros, contra a corrupção e as manipulações para manter a impunidade de políticos, ministros das altas cortes… CHEGA!!!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Vem Pra Rua. Vejam os artistas que estão apoiando esse movimento. Nós também podemos, e só compartilhar e comparecer Versão 3: Artistas convocam população para a manifestação do dia 15/Março. Maia vai dizer que é antidemocrático também?

Artistas da Globo gravaram vídeo convocando o povo para manifestações de 15 de março de 2020?

A filmagem e a mensagem foram muito compartilhados na internet. Só há um detalhe: o vídeo em questão não foi feito para as manifestações de 15 de março de 2020. Para vocês entenderem tudo, vamos aos fatos.

A mensagem, por si só, já nos deixou desconfiados. Ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Vale dizer que boatos relacionados a apoio de famosos a políticos são comuns na internet. Hoje mesmo falamos de uma montagem em cima de uma foto do ator Arnold Schwarzenegger. Por isso mesmo, resolvemos procurar mais a respeito.

Já na primeira busca, descobrimos que o vídeo em questão não era relacionado à manifestação deste ano. Ele até é de uma manifestação do dia 15 de março. Porém, o ano do vídeo é 2015. Veja abaixo uma publicação de uma versão estendida do vídeo:

Vale dizer, ainda, que procuramos por manifestações dos artistas citados no vídeo e nada encontramos. Todos publicaram informações a respeito das carreiras artísticas, famílias etc etc. Opa, pera: a atriz Alessandra Maestrini falou no assunto. Não só ela negou a informação como também detonou o protesto do dia 15 de março de 2020: “Fui cara pintada, saí contra a Dilma e cá estou alertando, mais uma vez… O país continua sequestrado; só mudou a facção”, disse. Assista ao vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ✨🎤✨Alessandra Maestrini (@alessandramaestrini) em

Resumindo: a história que aponta que artistas estão convocando o povo para as manifestações de 15 de março de 2020 é falsa. O vídeo é antigo e, no caso de Alessandra Maestrini, foi desmentido pela própria atriz.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3ciCNDx