Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Arnaldo Jabor diz “jamais vou entender o carnaval” em texto crítico #boato

Arnaldo Jabor diz “jamais vou entender o carnaval” em texto crítico #boato

Arnaldo Jabor diz “jamais vou entender o carnaval” em texto crítico, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Arnaldo Jabor escreveu um texto chamado “jamais vou entender este fenômeno chamado carnaval”. Nele, o jornalista faz críticas à festa e a alegria dos brasileiros na folia.

Dentre todos os tipos de fake news, existe um muito curioso: o boato sazonal. Temos como exemplo, a “fraude da Mega da Virada”, o anúncio da origem do Papai Noel ou da Black Friday e o anúncio sobre o vídeo do papa que hackearia o seu telefone. Hoje, vamos relembrar mais um boato ligado ao feriado da folia: o que aponta que Arnaldo Jabor escreveu um texto ácido sobre o carnaval.

Na mensagem em questão, que começa com a frase “Jamais vou entender este fenômeno chamado, Carnaval”, Jabor teria feito críticas ao período de folia e à alegria das pessoas mesmo o Brasil sendo um país tão sofrido. Leia a mensagem que circula online (alerta textão):

Atenção! Textos falsos atribuídos a Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia sempre circulam na web. Saiba quando desconfiar:

De Arnaldo Jabor Perfeito!!! Jamais vou entender este fenômeno chamado, Carnaval. Um povo sofrido, roubado, explorado, muitas vezes sem ter nem o que comer e sem perspectivas de vida. De uma hora pra outra, explode numa alegria sem motivo…sem limites, sem pudor.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Homens que até sexta feira, trabalharam de terno e gravata, no sábado vão para as ruas, maquiados, vestidos de mulher, sutien por cima de peitos peludos, braços e pernas cabeludas, numa imitação grotesca e sem sentido do sexo feminino.

Mulheres que se matam em trabalhos, muitas vezes degradantes e mal remunerados…sofrem nas filas de hospitais e creches, aparecem na passarela, cobertas de brilho e rebolando, como se não houvesse o amanhã.

Os canalhas no poder, adoram esta orgia sem sentido, porque pelo menos por alguns dias, o povo está olhando pro outro lado, enquanto eles continuam sugando cada gota de sangue e cada centavo que puderem roubar.

As ruas estão tomadas de foliões urrando de alegria…e eu me pergunto: VOCÊ ESTÁ ALEGRE PORQUÊ, ??? Sua vida melhorou de ontem pra hoje? Seu salário aumentou? Seu filho entrou numa boa escola? Se você cair de um trio elétrico quebrar a cabeça ou se acidentar, vão te levar para um bom hospital? Você terá água em casa, pra tomar banho, quando voltar da gandaia? a sua familia se sente segura dentro casa ou nas ruas e avenidas???

Então me explica, TÁ RINDO DE QUE??? Será que ñ é só o efeito de alguma coisa ingerida??? Você irá pra rua com esta mesma vontade, pra protestar contra esta roubalheira absurda, que está destruindo a vc e ao nosso país? Vc tem coragem postar essa indignação??? Vc tem consciencia politica para manifestar essa indignação nas URNAS???

Por estas e outras que os governantes adoram Carnaval e eu jamais vou entender porque nosso povo é tão alienado mental e de fácil manipulação. VIVA O BRASIL Arnaldo Jabor.

Arnaldo Jabor escreveu texto “jamais vou entender o carnaval”?

A mensagem se espalhou com muita força, principalmente entre as pessoas que não nutrem muita simpatia pelo carnaval. Mas será mesmo que o tal texto com críticas ao carnaval é mesmo de Arnaldo Jabor? Não só não é como, em 2017, o Boatos.org fez uma checagem a respeito do assunto. Como o que vale para outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Falsas citações, atribuídas a famosos, são figurinhas carimbadas na internet. Lembra do texto de Arnaldo Jabor chamado vote na Dilma? Pois é, também não era dele. Assim como o texto “a lei do caminhão de lixo”.

Antes de ser atribuído ao jornalista, o texto pertencia a “um seguidor indignado com os últimos acontecimentos no Brasil”, mas o primeiro registro que se tem é no “Jornal Cidades da Serra”, (de Bento Gonçalves/RS) onde a autoria não pertence a Arnaldo Jabor e sim ao editor do veículo.

Como você deve imaginar, as mentes brilhantes da internet adicionaram alguns trechos à versão do Cidades da Serra para deixar o texto mais “impactante e agressivo” (é só comparar com o original).

Além disso, Jabor até tem uma simpatia pelo carnaval. Em seu último comentário, intitulado “Carnaval ainda é a marca da nossa grandeza”, o jornalista diz que “é melhor entender o Brasil por meio do carnaval do que ver a festa como um desvio da razão”. Ou seja, nada de alegria sem motivo ou sem limites, como afirma o boato.

Resumindo: a história que aponta que o jornalista Arnaldo Jabor escreveu um texto detonando o carnaval no Brasil é falsa. A mensagem surgiu com outra autoria e só depois ganhou a assinatura dele. Ou seja, é mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/37JYkkZ
Marcações: