Chef Alex Atala faz gesto obsceno para Bolsonaro e seus eleitores #boato

Boato – O renomado chef Alex Atala resolveu aderir ao #elenão com ofensas contra o candidato Jair Bolsonaro. Junto com sua equipe do DOM, ele fez um gesto obsceno ao presidenciável.

No dia 10 de outubro, publicamos um desmentido sobre o boato da criança que ganharia R$ 1 por compartilhamento no WhatsApp. Essa foi a última história falsa não-relacionada às eleições que desmentimos. De lá para cá, derrubamos 22 fake news relacionadas ao pleito. É claro que isso nos dá a impressão de que tudo que está na internet é relacionado ao pleito. Não somos os únicos.

A prova disso é que muitos internautas estão interpretando um gesto considerado obsceno do renomado chef de cozinha Alex Atala (proprietário do restaurante DOM) como um xingamento a Bolsonaro e uma adesão ao movimento #elenão.

De acordo com mensagens no Facebook, Atala e sua equipe resolveram “imitar” o gesto da chef Helena Rizzo (que, de fato, aderiu ao #elenão) e, ao “ofender os eleitores de Bolsonaro”, merecia o boicote de todo mundo. Leia duas versões da mensagem que circulam online:

Versão 1: Este é Alex Atala mandando um recado para Bolsonaro e seus eleitores. E este é o seu restaurante, vai comer lá ainda. Mais um lixo da culinária, quem paga imposto não engole mais isso. Versão 2: Que deprimente este povinho, ter que fazer escrotice pra manter o estágio! Acha que Bolsonaro nos induziria a fazer algo assim???? *equipe de Alex Atala

Chef Alex Atala fez gesto obsceno para Bolsonaro e seus eleitores

As tais mensagens se espalharam muito por aí e fizeram muitas pessoas promoverem o boicote ao DOM. Mas será mesmo que o chef Alex Atala fez mesmo o tal gesto para Bolsonaro e os seus eleitores? A resposta é não.

Quando vimos a mensagem não nos restou dúvida que, de fato, as fotos são reais. Porém, elas não têm nada a ver com política ou mesmo com o candidato Jair Bolsonaro e seus eleitores.

Depois que a imagem viralizou, o próprio Atala se utilizou de suas redes sociais para explicar o contexto dela. Ela foi tirada em uma viagem de Atala à Tasmania (Austrália). Veja o que ele publicou no Instagram.

Fotos feitas nos restaurantes de amigos na TASMANIA nos últimos 10 dias. … Tá dificil esse momento do país… infelizmente alguns brasileiros estão tentando dar outro sentido as fotos publicadas nos intagrans @vincetrim @eatdrinkmona @max_brearley @analiesegregory … Dias difíceis no nosso país.

Vale dizer mais dois detalhes. 1) Vasculhamos as redes sociais de Atala e não vimos uma manifestação sequer contra ou a favor de candidatos nas eleições. 2) Checamos as postagens das imagens e elas são, de fato, de antes da polêmica com Helena Rizzo (como essa e essa). Ou seja, dá sim para confiar que ele não fez protesto algum contra Bolsonaro.

Resumindo: a história que aponta que o chef Alex Atala fez gestos obscenos contra Bolsonaro é falsa. A imagem foi tirada fora do Brasil e não tem nada a ver com as eleições daqui. De fato, o pessoal está enxergando eleições até onde não tem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Chef Alex Atala faz gesto obsceno para Bolsonaro e seus eleitores #boato

  • 17/10/2018 em 16:16
    Permalink

    Lamentável. Dizer que não tem nada a ver com o protesto é chamar todos de idiotas. Uma foto foi postada em 6 de outubro, mesmo dia em que Helena Rizzo postou a dela. A outra 4 dias depois. O problema não é protestar, todos tem direito. O problema é não assumir.

    Resposta
  • 17/10/2018 em 00:55
    Permalink

    Maravilha! Nada como ter a verdade como companheira.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)