Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > WD-40 é feito de óleo de peixe, é bom para queimaduras e serve para tudo #boato

WD-40 é feito de óleo de peixe, é bom para queimaduras e serve para tudo #boato

Boato – O óleo WD-40 é feito de óleo de peixe, tem 43 utilidades e serve para tratar de queimaduras.

Quem viveu na década de 1990 se lembra, de fato, dos produtos maravilhosos vendidos pela Polishop (facas Ginsu 2000, por exemplo). Essas pessoas tiveram um momento de nostalgia ao se deparar com um texto que tem circulado com força nas redes sociais que fala do spray WD-40.

Para quem não sabe, o WD-40 que, de fato, tem muitas utilidades. Porém, o texto que circula online leva a “coisa” para patamares extremos. Chega a dizer que o produto é bom para queimaduras. Ao contar a história do produto, a mensagem diz que o spray é feito de “óleo de peixe”. Leia a mensagem que circula online:

ÓLEO WD-40 VIVENDO E APRENDENDO! Talvez vocês já saibam a respeito deste óleo, mas em todo caso, aí vai! […] O produto se originou, da pesquisa por um protetor contra ferrugem e desengraxante para proteger peças de mísseis. […] Quando você lêr a parte sobre porta de box de banheiro, de vidro ou plástico, experimente. É a primeira coisa que funcionou, para remover manchas da porta do box. Tente no fogão! Vai brilhar como nunca. Você vai ficar maravilhado (a). Seguem alguns usos:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

1-) Protege a prata de ficar preta. 2-) Remove piche e asfalto da pintura do carro. 3-) Limpa e lubrifica cordas de guitarra. 4-) Dá um brilho ao piso como se tivesse sido recém encerado, sem deixá-lo escorregadio. 5-) Repele moscas de vacas. 6-) Limpa e restaura quadros-negros. 7-) Remove manchas de batom. 😎 Desengripa zíperes. 9-) Desembaraça correntes e bijuterias. 10-) Remove manchas de pias de inox. […]

P.S:. O ingrediente básico é óleo de peixe. P.P.S:. Mantenha uma lata de WD-40 no armário da cozinha. É bom para queimaduras. Elimina a sensação de queimado e não deixa cicatriz. Atenciosamente, Compartilhei com você, agora você compartilhe com seus amigos! […]

WD-40 é feito de óleo de peixe, é bom para queimaduras e serve para tudo?

Ao todo, foram listados 43 usos para o WD-40 (a gente não colocou todos aqui para não deixar o texto mais gigante do que é). Mas será mesmo que o texto que circula online carrega apenas informações reais? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Obviamente, o WD-40 (classificado como um produto multiuso) serve para muitas coisas. Porém, o número de utilidades descrito no texto está “um pouco inflado”. Como a história circulou em inglês, o Snopes perguntou aos próprios fabricantes sobre o número de itens que o produto se aplicava. Dos 43 itens citados na “versão Brasil” (nos EUA eram 45), só 20 eram reais. Se tiver dúvidas, confira a lista aqui.

Mas a balela não para por aí (se fosse só isso, a gente nem se daria ao trabalho aqui). Há outras “teses” descritas na mensagem que são falsas. Uma delas é que o Óleo WD-40 é feito de óleo de peixe. Na realidade, nem é óleo (é um spray) tampouco é feito de óleo de peixe. Leia o que diz o site do produto:

WD-40® Produto Multiusos não se classifica como óleo. Na realidade, WD-40® Produto Multiusos, é uma mistura de concentrados químicos complexos diluídos de alta qualidade. Não contém silicones ou lanolinas de qualquer espécie. É mais fino do que a água e penetra na peça, não deixando a mesma com aspecto de gordura como os óleos comuns. A fórmula de WD-40® Produto Multiusos não contém nenhum tipo de extrato animal, apenas mineral, mas sua fórmula é secreta, conhecida por apenas 3 pessoas no mundo.

Um outro ponto que merece (e deve) ser desmentido é o que aponta que o produto serve para ferimentos (na minha modesta opinião, o maior absurdo da mensagem). Veja o que diz a marca: “O produto não foi criado para fins medicinais, mas sim para uso doméstico e industrial. A empresa não recomenda, de forma alguma, que WD-40® Produto Multiusos seja usado na pele para curar ou aliviar sintomas de doenças”.

Outros detalhes, como a origem do WD-40, também são desmentidos no site em inglês do produto. Porém, com o que a gente tem aqui já dá para desmentir o textão que circula na internet. Ele é uma mistura de exageros e lendas desmentidas pela própria fabricante.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.