Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Setembro terá 5 luas, 5 domingos e 5 segundas, isto ocorre a cada 823 anos #boato

Setembro terá 5 luas, 5 domingos e 5 segundas, isto ocorre a cada 823 anos #boato

Setembro terá 5 luas, 5 domingos e 5 segundas, isto ocorre a cada 823 anos, diz boato (Foto:Reprodução/Facebook)

Boato – O mês de setembro terá 5 luas, 5 domingos e 5 segundas-feiras. Este fenômeno ocorre a cada 823 anos e se chama bolsa de dinheiro.

A grande maioria das notícias falsas que circula na internet se resolve com uma simples consulta a um buscador. Porém, há alguns casos que “mistérios” são resolvidos com ferramentas “offline”. No caso de hoje, precisaríamos de duas: um calendário e um calendário lunar.

A história de hoje aponta que o mês de setembro de 2019 hospeda um fenômeno raro. De acordo com as mensagens, neste mês teremos 5 luas, 5 domingos e 5 segundas-feiras. Mais do que isso: o fenômeno (que seria chamado bolsa de dinheiro) ocorreria a cada 823 anos. Leia a mensagem que circula online:

Este caminho do dinheiro chegou a você. A partir de agora não terás nenhum problema de dinheiro. Mas não deve reter este, porque o dinheiro acaba, manda-o a todas as pessoas que queres a prosperidade. Neste setembro tem 5 luas, 5 domingos e 5 segundas. Isto ocorre a cada 823 anos. Se chama bolsa de dinheiro. Compartilhe e o dinheiro chegará em 4 dias. Baseado no Feng Shui chinês. Quem não consegue compartilhar ficará sem dinheiro. Compartilhe em 11 minutos após receber.

Setembro terá 5 luas, 5 domingos e 5 segundas, isto ocorre a cada 823 anos?

Muita gente compartilhou a tal informação já esperando pela “bolsa de dinheiro”. Mas será mesmo que a tal “conta” procede? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

No início do texto, falamos que a checagem desse boato só necessitaria de ferramentas offline (um calendário e um calendário lunar). Foi com acesso a estas duas ferramentas que descobrimos que o último mês que teve 5 luas, 5 domingos e 5 segundas foi agosto de 2019 e que o próximo mês será abril de 2020. Quer checar? Confere aqui.

É importante dizer que esse é um boato dos mais manjados. Já falamos sobre essa história de “bolso cheio” em três oportunidades: em junho de 2016 e em julho de 2018 e em dezembro daquele ano. Em todos os casos, as contas estavam erradas.

Resumindo: a história que aponta que Setembro de 2019 terá 5 luas, 5 domingos e 5 segundas e que isto ocorre a cada 823 anos é falsa. Além de os cálculos estarem errados, o boato é mais do que manjado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.