Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Ovnis são filmados em Jaraguá do Sul (SC), mostra vídeo #boato

Ovnis são filmados em Jaraguá do Sul (SC), mostra vídeo #boato

Ovnis foram filmados de Jaraguá do Sul (SC), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, ovnis aparecem sobrevoando município de Jaraguá do Sul (SC). Tudo foi flagrado por um morador da cidade. 

Que a situação no Brasil não anda fácil, isso todo mundo sabe. Mas não imaginávamos que o cenário poderia piorar ainda mais. O motivo? De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o Brasil teria sofrido uma invasão alien.

Uma publicação na internet tem feito sucesso nos últimos dias. Segundo ela, ovnis teriam sido filmados no município de Jaraguá do Sul (SC), em meio à uma avenida movimentada na cidade. De acordo com a pessoa que realizou a gravação, os passários teriam se assustado e voado para longe. E as imagens, claro, bombaram nas redes sociais e até deixaram algumas pessoas preocupadas. Confira as mensagens que circulam online e veja o vídeo:

Versão 1: “Ovnis em Jaraguá do Sul/ SC”. Versão 2: “MORADOR, FILMA POSSÍVEL OVNIS, ESPAÇONAVES, EM SANTA CATARINA, JARAGUÁ, SERA REAL OU NÃO ???”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Ovnis foram filmados em Jaraguá do Sul (SC)?

O vídeo fez grande sucesso nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e no YouTube, gerando grande engajamento e viralizando na internet. Apesar disso, a história não passa de balela. A explicação para tudo isso está no próprio vídeo (ou melhor, na falta de reação dos moradores).

Histórias sobrenaturais não são novidade na internet. Ao longo dos anos, já observamos de tudo: ovnis, seres sobrenaturais, aparições esquisitas etc. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas dessas histórias.

Por exemplo, a que dizia que a Polícia Civil teria encontrado um fantasma em um orfanato abandonado, em Rosana (SP). Também a que indicava que extraterrestres teria deixado marcas no rio Quaraí, divisa entre Brasil e Uruguai, e, por fim, a que apontava que uma criatura estranha nunca vista teria sido vista no sul da Colômbia.

Pois bem, resolvemos, então, analisar o vídeo e, logo de cara, percebemos que algo de errado não estava certo. A falta de reação e movimento das pessoas que estavam na rua começou a evidenciar a farsa.

Se um monte de ovnis (assim como mostrado no vídeo) realmente tivesse sobrevoado os céus do município de Jaraguá do Sul (SC), a histeria seria coletiva. As pessoas que estavam na rua, no mínimo, iriam parar para observar e, posteriormente, fugir. Ou seja, teríamos o mínimo de apreensão e desespero (o que não ocorreu em nenhum momento do vídeo). Entretanto, no vídeo, os moradores seguem a vida como se nada tivesse acontecido.

E bem, ao ler os comentários do vídeo, matamos a charada. Na realidade, a pessoa que realizou a gravação não estava filmando ovnis, mas sim o reflexo de luminárias que estavam no lado de dentro do local onde o vídeo foi feito. Se a luz for apagada, certamente os supostos ovnis irão embora.

Se isso não bastasse, após analisar o vídeo, percebemos que, em frente ao local da gravação, havia um estabelecimento que começava com a letra “g”. Resolvemos, então, procurar por lojas no município que começassem com essa mesma letra. Foi aí que descobrimos que o tal estabelecimento era o supermercado Giassi e que ele fica, exatamente, na rua da frente do Jaraguá do Sul Park Shopping. Buscando por mais informações, descobrimos que o vídeo mostra a Biblioteca Municipal de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz, que ficam em frente ao Park Shopping. Bingo! Temos aí o local da gravação. Nessa foto de dentro do shopping, é possível ver as luminárias e de onde os supostos ovnis surgiram.

Em resumo: a história que diz que ovnis foram filmados em Jaraguá do Sul (SC) é falsa! Tudo no vídeo parece estranho, principalmente, o fato das pessoas não esboçarem nenhuma reação com os supostos ovnis. Ao analisar o vídeo e pesquisar mais informações, descobrimos que os supostos ovnis, na verdade, são luminárias do Jaraguá do Sul Park Shopping refletidas no vidro. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1