Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > OVNIs fazem círculos de luz no céu de Caxambu (MG), mostra vídeo #boato

OVNIs fazem círculos de luz no céu de Caxambu (MG), mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra círculo sendo formado por OVNIs nos céus da cidade de Caxambu, Minas Gerais. Cidade é próxima a Varginha, cidade dos ETs.

Volta e meia, a internet nos brinda com mistérios de arrepiar. Boa parte deles vêm em forma de vídeos inexplicáveis que, após uma pequena apuração, se configuram não tão inexplicáveis assim. É o caso da história de hoje.

De acordo com mensagens que estão viralizando no Facebook, principalmente, um fenômeno aconteceu na cidade de Caxambu (interior de Minas Gerais): um círculo foi desenhado nos céus por objetos voadores não identificados (os famosos OVNIs). Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: Caxambu-MG Alguém tem explicação para o fenômeno??? Versão 2: LUZES ESTRANHAS NO CÉU – CAXAMBU MG – CIDADE PRÓXIMA A VARGINHA ufo ovni disco voador et Versão 3: CAXAMBU – MG – OVNIs LIMPANDO AS NUVENS DOS CÉUS!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

OVNIs fazem círculos de luz no céu de Caxambu (MG)?

A tal mensagem deixou muita gente intrigada e se perguntando se o ET de Varginha resolveu “dar uma voltinha” na região? Se você fez essa pergunta, saiba que não há nada de sobrenatural na filmagem. Vamos aos fatos.

Ao bater o olho na mensagem, já desconfiamos de que o fenômeno é mais um caso de vídeo que surgiu na internet e acabou “abrasileirado”. Aqui no Boatos.org, já falamos de casos de criaturas estranhas de norte a sul do Brasil, como na história do extraterrestre em Feira de Santana (BA), do peixe com braço humano em Arapiraca e na criatura estranha encontrada (também) no interior de Minas Gerais.

Junte isso ao fato de que a mensagem possui as principais características de boatos: vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis, tem erros de português e pedidos de compartilhamento. Ao buscar sobre qualquer fenômeno estranho em Caxambu, seja com OVNIs ou não, não encontramos nada.

E para acabar com todas as dúvidas, ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos que ele já circulou em diversos locais, o que elimina a hipótese de que o episódio tenha acontecido no Brasil. Mais uma busca e matamos a charada. Na verdade, a imagem surgiu em 2013 e, ao contrário do que se imagina, não se trata de um OVNI e sim de uma montagem. Por sinal, encontramos a imagem original (base para a montagem), registrada em Gallatin, Tennessee. Neste fórum de discussão online, o autor da imagem conta que enviou o registro para um meteorologista que afirmou que trata se de uma “inversão térmica”.

Mas não é só isso, o fórum ainda apontou as técnicas utilizadas para editar a imagem. Primeiro, a imagem foi duplicada e, em seguida, foi adicionado mais espaço à esquerda e à direita. Depois as luzes circulares foram adicionadas e pronto, temos um boato clássico prontinho. A propósito, vale dizer que o ângulo de rotação do círculo apresentado no vídeo é bem diferente da imagem original.

Com isso, chegamos à conclusão de que a história de que OVNIs fizeram círculos de luz no céu de Caxambu é falsa. A imagem não foi registrada no Brasil e não passa de uma montagem. Ou seja, é boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.