Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Cientistas clonam dinossauro com sucesso na Inglaterra #boato

Cientistas clonam dinossauro com sucesso na Inglaterra #boato

Boato – Cientistas ingleses conseguiram realizar a clonagem de um dinossauro. Fato teria acontecido na universidade de Liverpool.

Já imaginou o planeta novamente habitado por dinossauros? Segundo a notícia divulgada pelo News Hound, cientistas da universidade John Moore, em Liverpool, estão nos aproximando dessa realidade.

A matéria conta que os cientistas publicaram “em uma importante revista científica online”, no dia 31 de março, que “finalmente conseguiram clonar com sucesso um dinossauro da espécie apatossauro”.

Para tal feito, os pesquisadores extraíram DNA de fósseis encontrados em 2009 e injetaram no útero de um avestruz fértil, que é o parente mais próximo do apatossauro e por isso a clonagem funcionou tão bem. O pequeno dinossauro foi apelidado de “Mancha” e uma foto dele recém nascido foi divulgada junto com o texto.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O texto ainda diz que a clonagem atraiu a atenção de ativistas dos direitos dos animais e também de grupos religiosos. Eles afirmam que a clonagem é antiética e imoral. Claro que há uma versão em português do texto (feita pelo Jornal VDD), que você pode ler aqui:

Cientistas da Universidade John Moore, em Liverpool, publicaram ontem à noite em uma importante revista científica online que finalmente conseguiram clonar com sucesso um dinossauro da espécie apatossauro. Ele foi apelidado de “Mancha” e está ainda encubado em uma das salas veterinárias da universidade.

Para conseguir este feito, eles extraíram DNA de fósseis recém encontrados (em 2009) que estavam em exposição no museu da Universidade John Moore. Uma vez que o DNA foi colhido, os cientistas o injetaram de forma fértil em um avestruz, que é o parente mais próximo ainda vivo do apatossauro.

“Avestruzes compartilham de quase 95% das características genéticas dos dinossauros. Por incrível que pareça, as microestruturas das cascas são idênticas aos do apatossauro. Praticamente só por isso a clonagem funcionou tão bem” disse Gerrard Jones, professor de biologia da universidade.

A única foto liberada até agora foi a do apatossauro recém nascido. E é impressionante, como vocês podem ver ao lado. A comunidade científica está impressionada com o feito e pretendem tentar clonar outras espécies de dinossauros até o final do ano. “O nosso medo é que recriem dinossauros com o único intuito de os deixarem trancados, servindo de exposição em um parque, por exemplo” lamenta o professor.

Como vocês podem ver, tudo foi escrito (de forma muito boa, por sinal) para convencer o leitor de que a clonagem realmente ocorreu, só que a notícia é mais uma farsa da internet.

O News Hound é um site que publica hoax com frequência. Algumas falsas notícias publicadas pelo site dizem que um próximo alinhamento planetário vai diminuir a gravidade na Terra, que um homem chinês processou a esposa por dar a luz a um filho feio, entre outros boatos.

O entrevistado, Gerrard Jones, citado como professor de biologia só aparece no texto e em suas reproduções. Já Gemma Sheridan, “existe” não só como professora de química da universidade. Gemma é uma pessoa real e seu nome já foi usado em outro hoax da News Hound.

A fotografia do suposto dinossauro é, na verdade, a imagem de um canguru recém nascido. A foto foi publicada por um grupo da comunidade australiana para ilustrar um artigo que explica como resgatar macropods feridos. Macropods significa “pé grande” e é como chamam os cangurus, wallabies e wallaroos.

Obviamente, se essa história fosse real teria se espalhado pelo mundo todo e seria divulgada em todos os canais da imprensa. Portanto, o clone de dinossauro não existe. Não é dessa vez que vamos ver um Jurassic Park real e ao vivo.