Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Nasa admite que mudanças climáticas ocorrem por causa da órbita da Terra e não por ação do homem #boato

Nasa admite que mudanças climáticas ocorrem por causa da órbita da Terra e não por ação do homem #boato

Nasa admite que mudanças climáticas ocorrem por causa da órbita da Terra e não por ação do homem, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após 60 anos, a Nasa assumiu que o aquecimento global se deu por causa de mudanças na órbita da Terra e não por ação do homem. Segundo a agência espacial, dependendo da posição da Terra em relação ao sol, é que as condições climáticas vão variar drasticamente e até criar anormalidades.

O aquecimento global está entre as pautas que mais ganham versões de argumentos e teorias na internet que desmentem os motivos que estariam descontrolando o clima na Terra e causando alarde na população sobre as suas terríveis consequências.

Uma das informações mais disseminadas sobre as possíveis causas das mudanças climáticas no planeta, desde que esse tema virou assunto na mídia, está relacionada à ação do homem, que seria o responsável por emitir gases carbônicos (CO2) à atmosfera e causar o superaquecimento do clima.

Mas, ao que parece, essa afirmação já não e mais um senso comum entre os cientistas e especialistas no assunto. Recentemente, começou a circular nas redes sociais a notícia de que supostamente a Nasa admitiu que as mudanças climáticas ocorrem por causa da órbita da Terra e não por ação do homem.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Segundo o texto que está sendo divulgado, a opinião da agência espacial é a de que, dependendo da posição do planeta em relação ao sol, o clima deve variar drasticamente e até criar anormalidades que desafiam tudo o que os humanos pensavam que sabiam sobre o funcionamento da Terra. Veja as duas versões das publicações que estão sendo compartilhadas pelos internautas:

Versão 1: AOS ECOCHATOS DE PLANTAO E A TODO IDIOTA QUE SE DEIXAR PRENHAR PELO OUVIDO, REPETINDO COMO PAPAGAIO AS BESTEIRAS QUE OUVE, SEM SE INCOMODAR EM SABER SE SAO VERDADEIRAS. A NASA enfim admite que a mudança climática ocorre devido a mudanças na órbita da Terra, e NÃO pelos combustíveis fósseis

A agência espacial, por 60 anos, optou por deixar a farsa do aquecimento global ser provocada pelo homem. As mudanças na órbita solar da Terra, junto com alterações na inclinação axial da Terra, são responsáveis pelo que os cientistas climáticos hoje apelidaram de “aquecimento” (ou ” refrigeração “, dependendo da agenda deles).

Se tivéssemos que resumir: O maior fator que influencia os padrões climáticos e climáticos na Terra é o sol. Dependendo da posição da Terra em relação ao sol a qualquer momento, as condições climáticas vão variar drasticamente e até criar anormalidades que desafiam tudo o que os humanos pensavam que sabiam sobre o funcionamento da Terra. […]

Versão 2: Façam de conta que eu não disse nada A NASA admite que as mudanças climáticas ocorrem devido a mudanças na órbita solar da Terra, e NÃO por causa de SUVs e combustíveis fósseis 

Nasa admite que mudanças climáticas ocorrem por causa da órbita da Terra e não por ação do homem?

Essa versão da agência espacial para as possíveis causas do aquecimento global viralizou nas redes sociais. Mas a dúvida que fica é: será mesmo que a Nasa admitiu que as mudanças climáticas acontecem por causa da órbita da Terra e não por ação do homem? A resposta é não! E o porquê você confere agora, a partir de alguns fatos.

O primeiro deles é que os textos das publicações que estão sendo compartilhadas carregam todas as características de boatos online: são vagos (não fornecem maiores informações sobre como e quando a Nasa teria divulgado esses dados), alarmistas (têm o intuito de chamar a atenção dos internautas), possuem erros de português e, ainda, não citam fontes confiáveis que deem credibilidade à tal notícia.

Em segundo lugar, ao buscarmos sobre a informação na Nasa, encontramos justamente o contrário: uma publicação desmentindo toda essa história no site Snopes (veja aqui).

No artigo, eles apontam que até há uma teoria que foi publicada no site da Nasa, no ano de 2000, que fala sobre o assunto (veja aqui). No entanto, em nenhum momento, a agência espacial mencionou que o aquecimento global é provocado apenas por ciclos de temperatura de acordo com a posição da Terra.

Até porque, apesar desse fenômeno cíclico ser um fato científico reconhecido pela Nasa, as mudanças por causa dele acontecem em intervalos de dezenas de milhares de anos, o que quer dizer que elas não explicam o porquê de um aquecimento súbito, ocorrido dentro de décadas. Ou seja, a atividade humana ainda é considerada sim a principal causa do superaquecimento da atmosfera.

Aqui no Brasil, a Agência Lupa também desmentiu a informação falsa que está rodando a internet. Inclusive, endossou que a própria Nasa tem um site falando da relação entre a ação do homem e as mudanças climáticas, como você pode ver aqui nesse link.

Além disso, o site fonte da falsa informação, o Natural News, é responsável também por diversas fake news nos Estados Unidos, sempre relacionadas à pseudo ciência, como, por exemplo, a que fala que as vacinas causam autismo (entenda melhor nesse link).

Resumindo: A história que diz que a Nasa admitiu que o aquecimento global não é causado por ação do homem é falsa. O que há é uma interpretação errada de um artigo encontrado no site da agência espacial dos Estados Unidos, propagada por um site de fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.