Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Naja gigante é vista na China e pode chegar ao Brasil #boato

Naja gigante é vista na China e pode chegar ao Brasil #boato

Cobra Naja gigante é vista na China e pode chegar ao Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra uma cobra naja gigante que foi vista na China e pode chegar ao Brasil. Isso mostra que é o fim dos tempos mesmo.

Você pode até dar risada quando desmentimos alguns boatos na categoria “toscões” (na verdade, a gente ri por aqui também). Mas o fato é que por mais óbvio que algumas histórias pareçam, sempre tem um mais inocente (ou mais conspirador) a ser enganado. Principalmente, quando o boato se utiliza dos nomes China e fim dos tempos.

De acordo com uma mensagem que surgiu na internet junto com a imagem de uma naja gigante em uma costa sendo fotografada por um monte de gente, a cobra foi flagrada na China e, pasmem, poderia (sabe-se lá como ) chegar ao Brasil. “Fim dos tempos: China alerta* Naja gigante podê chegar no Brasil?”, diz a mensagem. Veja a foto:

Naja gigante foi vista na China e pode chegar ao Brasil?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Kkkkkkkkk. Por incrível que pareça, a imagem em questão fez sucesso na internet. A publicação acima chegou a 77 mil compartilhamentos, alguns acompanhados de gente falando em projeto Blue Beam, ataques da China e outras cositas más. Porém, é claro que a imagem é falsa (cá estamos para falar o óbvio) e que a história é uma balela das grossas.

O histórico de fakes relacionados a criaturas bizarras já nos deixa muito desconfiados da veracidade da história. Já desmentimos por aqui, por exemplo, histórias que falaram de uma aranha com rabo de cobra, de um caranguejo gigante, de um animal que vivia em cemitérios e outros.

Assim como nos outros casos citados, a mensagem tem características de fake news como ser vaga, alarmista e não citar fontes confiáveis. Ao buscar pela história, nada encontramos em fontes confiáveis. O que descobrimos foi que a imagem foi retirada de um vídeo produzido no TikTok. Assiste ele abaixo:

A montagem foi feita em cima de um vídeo gravado na costa do Rio Qiatang. Quando a maré sobe no local, um monte de gente vai se aglomerar para ver ela estourando no muro. Detalhe: em muitos casos, as pessoas acabam tomando um caldo daqueles (como é possível ver aqui e aqui).

Resumindo: a história que aponta que uma Naja gigante foi vista na China e vai chegar ao Brasil é (olha só!) falsa. A imagem não passa de um fragmento de um vídeo montado no TikTok em cima de uma atração turística (bem bizarra) da China.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK