Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Brasileira Milena Cristina Califa é campeã na Olimpíada Mundial de Física #boato

Brasileira Milena Cristina Califa é campeã na Olimpíada Mundial de Física #boato

Boato – A brasileira Milena Cristina Califa conquistou um feito incrível. Ela se tornou campeã mundial na Olimpíada Mundial de Física realizada na França.

Parece que temos uma nova “moda” em se tratando de fake news (ou trolagens, se preferir): o compartilhamento de imagens de atores e atrizes de filmes adultos como se fossem de estudantes premiados em competições de ciências. Há alguns dias, falamos do caso de Marcela Pereira e de José Manuel Velazquez. Eis que, hoje, a “Marcelinha” volta a atacar com outro nome.

Tem circulado no Facebook diversas postagens de páginas de cidades falando que a brasileira Milena Cristina Califa se tornou campeã mundial na Olimpíada de Física, na França. Vimos versões falando que ela era de Piracicaba (SP), Taubaté (SP), Pelotas (RS), São Luís (MA), Niterói (RJ) e outras. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: cuidado com imagens de atrizes/atores que aparecem como estudantes/pesquisadores brilhantes

[Cidade] CAMPEÃ MUNDIAL É com muito prazer e alegria que noticiamos a vitória da [cidade] Milena Cristina Califa, que representou o Brasil na Olimpíada Mundial de Física realizada na França. Milena que teve sua formação na escola [nome da escolas], ficou em primeiro lugar, em disputa com 75 países. Como não é futebol, ninguém noticiou. Fica aqui os nossos PARABÉNS!

Brasileira Milena Cristina Califa é campeã mundial na Olimpíada de Física?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O que não faltou na internet foi gente orgulhosa da “revelação científica” de sua cidade. Mas será mesmo que a moça da foto é Milena Cristina Califa, campeã mundial de física? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Como falamos inicialmente, a mesma foto já circulou em outro boato desmentido aqui. Tanto no caso anterior como no de agora, a pessoa da imagem é a ex-atriz de filmes adultos (e atualmente comentarista esportiva e digital influencer) Mia Khalifa. Como a explicação da imagem continua a mesma do que no outro desmentido, dá uma lida na nossa explicação.

Nos restou buscar a foto. E aí chegamos à realidade. A “Marcela Pereira” é na realidade a ex-atriz de filmes adultos Mia Khalifa. Não vai dar para mostrar o filme no qual a imagem que está circulando pertence, mas o fato é que a pessoa da foto é a atriz. Nas buscas, descobrimos que a mesma história circulou no México. No caso, a “estudante” se chamava Miranda García Hernández. 

Brasileira Marcela Pereira ficou em 2º lugar no concurso de física nuclear na Rússia #boato

Agora, temos uma ressalva. Apesar de não ser nem a Milena Califa nem a Marcela Pereira, o Brasil tem, sim, campeões em física que merecem ser compartilhados. Nas Olimpíadas de Física do ano passado (na Estônia), os estudantes Victor Almeida Ivo, Diogo Correia Netto e Gabriel Golfetti ganharam medalhas de ouro.

Resumindo: apesar de o Brasil ter bons estudantes em física, a pessoa que está na imagem que viralizou na internet não é uma “aluna aplicada de física”. Trata-se de Mia Khalifa, ex-atriz de filmes adultos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.