Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Meteoro que caiu no Paraná fez cratera gigante em fazenda, mostra foto #boato

Meteoro que caiu no Paraná fez cratera gigante em fazenda, mostra foto #boato

Meteoro que caiu no Paraná fez buraco gigante em fazenda, mostra foto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram um buraco gigantesco em uma fazenda causado pelo meteoro que caiu na região noroeste do Paraná.

Sempre que um fenômeno astronômico ocorre, muita gente fica impressionada. Também é comum histórias falsas sobre o acontecimento começarem a ser publicadas por aí. É o caso da história de hoje, que envolve a passagem de um meteoro no Paraná.

Tudo começou com relatos de explosões nos céus de cidades da região noroeste do Paraná como, por exemplo, Cianorte e Paranavaí, e com a confirmação de que se tratava de uma explosão de um meteoro.

Após o ocorrido real, começaram a circular na internet imagens do que seria o impacto causado pelo meteoro no Paraná. As fotos mostram um espaço em campo aberto com uma cratera gigantesca. Leia dois exemplos de mensagem que circularam por aí:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Olha o que o meteoro q caiu na região de Paranavaí Fez… Versão 2: Meteoro que caiu no Paraná deixa “GIGANTESCA CRATERA” e assusta moradores da região ! Vídeo realmente IMPACTANTE, e se tivesse caído em uma zona habitável? Qual seria o estrago?

Foto mostra meteoro que caiu no Paraná fez buraco gigante em fazenda?

Muita gente ficou impressionada e, de fato, se perguntando o que teria acontecido se o meteoro tivesse caído em uma área urbana. Porém, a pergunta deveria ser outra: a imagem é do meteoro do Paraná? Neste caso, a resposta é não.

Na realidade, a mesma imagem já foi utilizada em outro boato desmentido por aqui. Em junho de 2018, um meteorito caiu em Pirassununga (interior de São Paulo) e logo a imagem viralizou. Na época, contamos história da foto. Vamos relembrar por aqui:

A imagem, na verdade, é de uma dolina que se formou em uma fazenda em Coromandel, no estado de Minas. Dolinas são depressões no solo formadas por rochas calcárias que se dissolvem abaixo da superfície. O buraco de mais de 30 metros de diâmetro foi notícia no veículo, em 2017, enquanto a fotografia do ocorrido foi utilizada como “prova” de outro boato da internet. Na época, estavam dizendo que um meteorito tinha caído em Sinop (MT). 

Pronto, já sabemos que não é um meteoro. Mas não é só isso. O caso aconteceu em Coromandel (MG) A cratera possui 30 metros de diâmetro e foi descoberta por funcionários que realizavam o plantio de soja no local. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Prefeitura de Coromandel estão acompanhando o caso e descartaram a possibilidade de que a cratera tenha sido causada pela queda de um meteoro.

Vale apontar que, no caso do meteoro “do Paraná”, houve uma explosão e ele se rompeu em muitos pedaços. Não há qualquer relato de dano causado por ele.

Resumindo: a história que aponta que o meteoro do Paraná causou um buraco gigantesco em uma fazenda é falsa. As imagens são de uma dolina e já ilustraram outro boato desmentido por aqui em 2018.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.