Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Jeito certo de descascar abacaxi é arrancando os gomos com as mãos #boato

Jeito certo de descascar abacaxi é arrancando os gomos com as mãos #boato

Boato – Vídeo revela um segredo. O jeito certo de se comer um abacaxi é arrancando os gomos com as mãos.

Uma das expressões mais utilizadas no, digamos, sentido metafórico é “descascar um abacaxi”. A frase pode ser utilizada em diversas situações. Mas hoje vamos a usar “no sentido real”. Tudo por causa de um vídeo que viralizou por aí.

De acordo com uma mensagem que viralizou no Facebook, um vídeo mostra qual é o jeito certo de se descascar um abacaxi: arrancando os gomos com as mãos. Junto à filmagem há comentários de espanto. Leia e assista:

Versão 1: Meu Deus Eu ia Morrer Sem Saber Que eh Pra Comer Assim Versão 2: Ia morrer sem saber que é pra comer assim Versão 3: Com que idade se deram conta que o abacaxi se come assim?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Jeito certo de descascar abacaxi é arrancando os gomos com as mãos?

Muita gente compartilhou a informação e muitas outras (milhões) assistiram aos vídeos. Mas será mesmo que é a informação que aponta que o jeito correto de se descascar um abacaxi é arrancando os gomos com as mãos? Infelizmente, a resposta é não.

Ao bater o olho na informação, achamos algo estranho. Além da mensagem com as principais características de boatos (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis) e o fato de vídeos fora de contexto estarem fazendo sucesso entre as fake news, a informação é muito óbvia. Se, de fato, fosse real, muita gente já teria descoberto.

Com essa desconfiança, saímos atrás de mais informações. E aí descobrimos que o vídeo é real, mas “não é assim que se descasca”. A realidade é que o abacaxi que está no vídeo é de um tipo especial. Chama-se abacaxi IAC gomo de mel. Ele surgiu na China em 1991 e chegou por aqui em 2005. Porém, não é o tipo mais popular por aqui.

Só para terminar com a tese, alguma boa alma (infelizmente não sabemos quem é) resolveu testar se dá para descascar todo o tipo de abacaxi arrancando gomos. O resultado (spoiler: sem sucesso) pode ser visto no vídeo abaixo:

Resumindo: a história que aponta que descobriram que o jeito certo de descascar um abacaxi é de gomo em gomo é falsa. A filmagem foi feita com um tipo muito específico da fruta que é bem raro por aqui. Não acredite e não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.