Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Há um Vulcão em Ribeirão Preto (São Paulo) prestes a entrar em erupção #boato

Há um Vulcão em Ribeirão Preto (São Paulo) prestes a entrar em erupção #boato

Há um Vulcão em Ribeirão Preto (São Paulo) prestes a entrar em erupção, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fumaça tóxica que está saindo do solo em Ribeirão Preto (São Paulo) é de um vulcão prestes a entrar em erupção.

Desde que o vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção, muitos brasileiros ficaram preocupados. Isso porque, na época que tudo começou, alguns especialistas cogitaram que a atividade vulcânica na ilha espanhola poderia causar um tsunami no Brasil.

A partir daí, alguns brasileiros começaram a ficar receosos com eventos naturais. E isso, claro, refletiu no mundo das fake news. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a cidade de Ribeirão Preto (SP) estaria prestes a presenciar uma erupção vulcânica.

Segundo as publicações, a cidade estaria localizada em cima de um supervulcão. Ainda segundo a publicação, o vulcão estaria causando o aparecimento de uma fumaça tóxica constante nos últimos dias. E de acordo com a história, o vulcão estaria prestes a entrar em erupção. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “VULCÃO EM SÃO PAULO DESPERTA – Ribeirão Preto na reta da erupção vulcânica (Nós avisamos)”. Versão 2: “SUPER VULCÃO em SÃO PAULO dá SINAIS que pode DESPERTAR! ”YELLOWSTONE” brasileiro – RIBEIRÃO PRETO”.

Há um Vulcão em Ribeirão Preto (São Paulo) prestes a entrar em erupção?

A informação fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no YouTube e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta das próprias reportagens que estão sendo usadas como fonte.

Como já explicamos, alguns canais do YouTube estão apontando que a cidade de Ribeirão Preto (SP) teria um supervulcão que estaria prestes a entrar em erupção. O motivo para a teoria seria uma fumaça estranha que está saindo do solo da cidade há alguns dias.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto na internet, encontramos as reportagens utilizadas como fonte da história de hoje. Ao ler os textos, percebemos que o caso apareceu na mídia nos primeiros dias de outubro de 2021.

De acordo com um dos textos, o problema já existe desde 2017. Na época, a emissora de TV chegou a ir até o local para noticiar o fato e tentar entender o que estava acontecendo. Na época, um dos moradores afirmou que o bairro teria sido construído em cima de um antigo lixão. Mas tanto especialistas quanto a própria Secretaria Municipal do Meio Ambiente apontaram que o problema seria decorrente da combustão de materiais enterrados no local.

Já a outra reportagem, além de noticiar o caso, também consultou especialistas para entender a situação. De acordo com o biólogo e professor ouvido pela reportagem, a fumaça seria resultado de um evento conhecido como “turfa”. A turfa é um material fóssil, parcialmente decomposto, que libera metano, dióxido de carbono e é altamente inflamável. Ela se forma a partir da decomposição de plantas em um ambiente ácido, com muita água e pouco oxigênio disponível. Vale ressaltar que a fumaça derivada da queima da turfa é tóxica e faz mal à saúde.

Já sobre a história do supervulcão, os moradores de Ribeirão Preto (SP) podem ficar tranquilos. De acordo com um estudo do físico e professor do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Sousa de Assumpção, os municípios de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Franca se encontram em cima de um “antigo conduto vulcânico no manto, causado por uma pluma”. As plumas são colunas de rocha quente que surgem em enormes profundidades no manto da Terra. Porém, segundo ele, todos os moradores dessa região podem ficar despreocupados, porque o pedaço de pluma que se localiza no local não está mais ativo e não representa nenhum risco para as cidades.

Em resumo: a história que diz que a fumaça que está saindo do solo de Ribeirão Preto (SP) é um vulcão prestes a entrar em erupção é falsa! Na realidade, a fumaça é derivada da queima das chamadas “turfas”, um material fóssil que é resultado da decomposição de plantas em ambientes ácidos, com muita  água e pouco oxigênio. Ao queimar, as turfas liberam metano e dióxido de carbono, que são tóxicos para os seres vivos. Já o tal supervulcão, que se localiza embaixo do município, não vai fazer cócegas em ninguém. De acordo com especialistas que estudaram a região, o conduto vulcânico está inativo e não representa nenhum risco à população. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso