Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Escorpiões cresceram e se reproduziram dentro de berinjela, mostra vídeo #boato

Escorpiões cresceram e se reproduziram dentro de berinjela, mostra vídeo #boato

Escorpiões cresceram e se reproduziram dentro de berinjela, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que escorpiões saem de dentro de uma berinjela após crescerem e se reproduzirem dentro do alimento. 

O calor já voltou a ser realidade em terras tupiniquins. Além de um clima quente, que exige bastante hidratação e formas criativas para se refrescar, o calor também trouxe uma velha preocupação dos brasileiros: os escorpiões.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de acidentes envolvendo escorpiões quadriplicou na última década. De 40.287 incidentes em 2008, os registros saltaram para 156.833 em 2018. E a tendência não é nada animadora. Estima-se que a média de acidentes aumente nos próximos anos.

Em meio à essa preocupação, um vídeo que começou a circular nas redes sociais causou um verdadeiro espanto nos internautas. Isso porque as imagens mostram um homem cortando um berinjela e, de dentro dela, saem diversos escorpiões. “Escorpião dentro da berinjela”, diz uma das publicações. No vídeo, é possível ver inúmeros escorpiões dentro de uma berinjela oca. “Berinjela recheada”, afirma outra publicação.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Escorpiões cresceram e se reproduziram dentro de berinjela?

As imagens causaram burburinho nas redes sociais, especialmente, no TikTok (onde foi originalmente publicado), no Facebook e no Twitter. O vídeo deixou muitos internautas assustados e com medo de se depararem com a mesma “surpresa”. Apesar da grande repercussão (já são cerca de 3 mil compartilhamentos somente em uma publicação), a história não passa de balela!

Como já dissemos anteriormente, o vídeo chamou muita atenção na internet, entretanto, a nossa pulguinha atrás da orelha mandou avisar que a descoberta, na verdade, não passa de um teatro.

O conteúdo foi publicado, originalmente, no dia 20 de setembro de 2020, no TikTok. O perfil responsável pela publicação ainda acrescentou um alerta aos internautas, onde dizia às pessoas para prestarem atenção ao comprar e cortar legumes e vegetais.

O vídeo, em si, possui muitos elementos que causam dúvida. O primeiro deles é a própria berinjela. Apesar de estar aparentemente fresca e saudável, ela não possui sementes. Está totalmente oca. O segundo ponto é o modo como o homem segura a parte de trás da berinjela. O homem segura o alimento de uma forma tão firme, que até parece que a berinjela vale um milhão de reais. Além disso, ele também não mostra a parte de trás do legume. O terceiro ponto é justamente a descoberta dos escorpiões. Se o homem não passou a berinjela por um raio-x ou foi alertado por um médium, como ele sabia que o legume, em questão, estaria recheado de escorpiões? E se ele encontrou a mesma coisa em outra berinjela, por que ele não gravou e publicou a outra situação?

Nos comentários, muita gente apontou o que parece ser óbvio: os escorpiões foram colocados dentro da berinjela por algum acesso que foi feito na parte de trás do legume (algo que não foi rebatido pela pessoa que postou o vídeo). E isso faz ainda mais sentido quando a gente estuda e entende o comportamento do animal.

Os escorpiões pertencem à classe dos aracnídeos e são carnívoros, se alimentando apenas de presas vivas, como baratas, moscas, aranhas etc. Dessa forma, um escorpião não iria comer uma berinjela para entrar dentro do legume e muito menos comeria as sementes. Ou seja, as sementes foram retiradas bem antes dos escorpiões entrarem. Assim como outros aracnídeos, os escorpiões são canibais. Quando não encontram comida, acabam devorando uns aos outros. Por conta disso, seria impossível que aquela quantidade de animais estivesse há tanto tempo assim dentro da berinjela.

Se isso não bastasse, os escorpiões são vivíparos, isto é, a fêmea passa por uma gestação que pode durar de 2 a 22 meses. Durante o processo de crescimento, os escorpiões passam por trocas periódicas de exoesqueletos (e não há nada que indique isso dentro da berinjela). Além disso, não existe qualquer indício de buraco ou ataque à berinjela, o que nos leva à biologia básica: como uma berinjela iria se desenvolver de forma tão saudável com uma quantidade enorme de escorpiões dentro dela? A berinjela, na verdade, é considerado um fruto e se desenvolve a partir do ovário que fica localizado na flor. O pistilo (conjunto de órgãos femininos das flores das angiospermas que se funde e forma o ovário, que dará origem ao fruto) é muito pequeno. Seria, basicamente, impossível que um escorpião conseguisse se infiltrar nesse processo e crescer junto com a berinjela. E se isso realmente ocorresse, é bem provável que o fruto não se desenvolvesse de forma correta.

Ao procurar por pragas que realmente pudessem entrar na berinjela e consumir o seu interior, não encontramos escorpiões entre elas. De acordo com a Embrapa, as pragas mais comuns nesse tipo de fruto são ácaros, lagartas, brocas e percevejos.

Por fim, a história chegou a ser desmentida em vários lugares do mundo, como no Peru e no México. No Brasil, o serviço de fact-checking e-Farsas também desmentiu a informação.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra escorpiões  que cresceram e se reproduziram dentro de uma berinjela é falsa! O vídeo possui tantas incoerências e a história é tão absurda que fica muito difícil de acreditar. Basta assistir as imagens para perceber que o homem no vídeo não mostra, em nenhum momento, a parte posterior da berinjela. A Biologia nos ajuda a entender o resto: escorpiões são carnívoros e só comem presas vivas, praticando, inclusive, o canibalismo quando há falta de comida. Ou seja, a história não passa de balela! Não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK