Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Corante da Fanta Laranja é absorvido por guardanapo de papel em vídeo #boato

Corante da Fanta Laranja é absorvido por guardanapo de papel em vídeo #boato

Boato – Vídeo prova que a Fanta Laranja é cheia de corantes. Uma mulher da China conseguiu absorver toda a tinta do refrigerante usando um apenas guardanapo de papel.

Cada vez mais, as pessoas têm se preocupado com o que colocamos na mesa em nosso dia-dia. Dentre receitas com pouca gordura, controle de carboidratos etc, alguns alimentos são considerados “nocivos” por muitos nutricionistas. Os refrigerantes são um dos principais desses. E um vídeo que circula na internet está fazendo muita gente falar “eu não disse, viu”.

As imagens, de fato, chocam. Uma mulher coloca o refrigerante da marca Fanta Laranja em um copo. Calmamente, ela pega um palito, enrola um guardanapo de papel nele e começa a girá-lo no copo. Ela gira, gira, gira e voilà: toda a “tinta” do refrigerante é absorvida e só resta no copo um líquido transparente.

É claro que a filmagem serviu como ilustração para os “danos” da Fanta Laranja. Explicações do tipo “tem tanto corante que o papel absorveu”, “essa tinta vai para os rins” ou mesmo o compartilhamento daquele velho texto que fala das pessoas que foram para o hospital por causa de Fanta viralizaram online. Assista ao vídeo e leia mensagens que circulam online (temos três versões):

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Essa tinta ou corante vai toda pra os rins,tai um dos motivos de muitas crianças e adulto lotando os hospitais fazendo hemodialise! Versão 2: Refrigerante Fanta Laranja. Versão 3: Olha aí quem gosta de tomar refrigerantes e compram para suas crianças no lugar de um bom suco natural….Infelizmente ainda compramos essas porcarias…Nosso rins e quem paga o preço…

Vídeo mostra corante da Fanta Laranja sendo absorvido por guardanapo de papel?

Temos que admitir uma coisa: essa história foi muito difícil de desmentir. Primeiro porque se trata de um vídeo (ô negócio chato para checar). Segundo, porque é um vídeo da China (e não achamos nenhuma fonte em inglês para nos ajudar). Terceiro, porque ciência não é “o tema mais simples do mundo”. Mesmo assim, achamos uma solução para o mistério da Fanta Laranja, o papel e corante. Vamos lá.

A primeira coisa que fizemos foi pensar na possibilidade da cor do refrigerante ser absorvido por um papel. Logo, imaginamos que havia alguma coisa errada no vídeo. Quem nunca derrubou uma bebida, tentou limpar com o guardanapo e recolocou o excesso em um recipiente (afinal, papel não tem tanta absorção assim)? Se isso aconteceu com você, você deve saber que o líquido que volta ao copo é da mesma cor do que foi derrubado.

Com esse exercício, ficamos com a pulga (mais ainda) atrás da orelha e começamos a refletir de que o vídeo não retratava uma situação corriqueira. Logo, criamos duas hipóteses: A) A Fanta Laranja da China é pura química (pior que a dos outros países). B) A experiência teve alguma modificação.

Descobrimos que a resposta para as duas perguntas estavam em uma experiência de pesquisadores da Universidade Agrícola de Pequim. De acordo com as experiências, os níveis de corante na Fanta Laranja foram considerados regulares. Obviamente, a Fanta Laranja tem corante e não se deve beber o refrigerante “não como água”. Porém, os pesquisadores falaram que a maior preocupação com refrigerantes (Fanta e outros) não está nos corantes em si e sim no alto teor de açúcar da bebida.

Os mesmos pesquisadores descobriram que todo o segredo do vídeo está no “papel” (você não desconfiou que com tantos movimentos, ele não desmanchou). Ele não é um tecido comum e sim uma folha de masterbatch. Um parêntese, por enquanto, porque já sei que você deve estar se perguntando “o que é masterbatch”.

Masterbatch é, de acordo com os pesquisadores chineses, um material nano-absorvente de alta tecnologia, que é usado no processo de lavagem. “Ao limpar a roupa, coloque o masterbatch na água, o masterbatch pode absorver rapidamente o pigmento corante que está livre na água, para que as roupas não sejam tingidas”, disse um dos pesquisadores.

Procuramos mais um pouco e descobrimos que a substância (nas imagens, encontramos mais em formato granulado) tem muita utilidade da indústria. A função do masterbatch é justamente na pigmentação dos manufaturados. Agora que você já sabe o que é masterbatch, voltamos à experiência.

Para demonstrar que a pessoa do vídeo usou o produto e que o corante da Fanta Laranja não foi o fator preponderante para “a tinta sair no papel”, foram feitas experiências na Fanta, em uma marca de suco de laranja “100%” e no suco espremido da fruta. Nos três casos, o masterbatch reteve a cor.

Os pesquisadores voltaram a realizar a experiência com um “guardanapo comum” e, como é de se imaginar, a “cor” da Fanta Laranja não foi absorvida. Depois da experiência os pesquisadores apresentaram a conclusões de que o vídeo não foi feito em condições normais. Foi utilizado um composto especial para absorver a cor. Tudo pode ser lido aqui. 

Resumindo: apesar de, de fato, ser necessário termos cuidado com o corante nos refrigerantes, o vídeo que circula na internet esconde um truque e nos leva a conclusão de que, em condições normais, guardanapos de papel não tiram a cor de refrigerantes. Nem aqui, nem na China.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.