Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Céu de Marte e som do planeta vermelho são mostrados em vídeos do Perseverance #boato

Céu de Marte e som do planeta vermelho são mostrados em vídeos do Perseverance #boato

Céu de Marte e som do planeta vermelho são mostrados em vídeos do Perseverance, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeos da Perseverance mostram céu de Marte (que se pareceria com o da Terra) e som registrado no planeta vermelho.

Na última semana, o mundo todo tem vivido momentos de expectativa. Até parece que o mundo voltou ao final dos anos 1960. Mais especificamente em 1969, quando Neil Armstrong pisou pela primeira vez na Lua.

Na última semana, a sonda Perseverance pousou em Marte para delírio geral das nações. Desde então, a sonda tem transmitido e enviado diversos registros do planeta vermelho, explorando e descobrindo os mistérios de Marte.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, dois vídeos mostrariam imagens feitas pela sonda Perseverance onde seria possível ver o “céu de Marte” (que se pareceria com o da Terra) e o som registrado no planeta vermelho. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Imagens do céu de Marte durante a noite, enviadas pelo Rover Perseverance”. Versão 2: “Marte é logo ali. Som e vídeo da sonda Perseverance Os ETs ainda não apareceram”.

Céu de Marte e som do planeta vermelho são mostrados em vídeos do Perseverance?

As imagens, é claro, causaram grande burburinho nas redes sociais, especialmente, no Facebook. Mas apesar disso, a história não passa de balela.

Basta olhar as publicações para perceber que elas apresentam diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias envolvendo vídeos mirabolantes e assustadores não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um vídeo mostraria o brinquedo Gyro Drop em ação em um parque da Coreia do Sul. Também a que indicava que um vídeo mostraria o caça MiG-25, do Azerbaijão, sendo abatido pela artilharia antiaérea da Armênia e, por fim, o vídeo que mostraria a tentativa de assassinato do príncipe herdeiro da Arábia Saudita.

Resolvemos, então, ir em busca de mais informações sobre os vídeos e descobrimos que as imagens, de fato, são reais. Entretanto, passaram por um processo de edição antes de serem publicadas na internet.

O primeiro vídeo, que mostra o suposto “céu de Marte”, foi publicado, originalmente, no dia 23 de fevereiro de 2021. A foto usada como base da edição foi tirada pela sonda Perseverance, no dia 20 de fevereiro de 2021. Entretanto, o editor de vídeo e youtuber Hugh Hou realizou um belíssimo trabalho de edição, adicionando estrelas e outros pontos brilhantes no céu. Em sua página oficial, o artista explica que a foto original não possui o céu completo e que ele editou a imagem para que as pessoas possam ter a experiência de visualizar o céu em 360º. Hugh Hou ainda destacou que o céu usado na edição não representa o verdadeiro céu de Marte.

O segundo vídeo, que supostamente mostraria o som escutado em Marte, não foi feito pela sonda Perseverance. As imagens, na realidade, foram capturadas pelo rover espacial Curiosity, que pousou em Marte em 2012. O vídeo trata-se de uma montagem panorâmica de diversas fotos do rover espacial. Entretanto, o suposto “som de Marte” não foi capturado pelo Curiosity, que sequer possuía microfones. O barulho, na realidade, foi registrado pela sonda InSight, que chegou ao planeta vermelho em novembro de 2018.

Em resumo: a história que diz que vídeos feitos pela sonda Perseverance mostram o céu de Marte e sons do planeta vermelho é falsa! As imagens do primeiro vídeo foram feitas pela sonda Perseverance, mas o suposto céu, na realidade, trata-se de uma edição feita pelo artista Hugh Hou. Já o segundo vídeo mostra fotos registradas pelo rover espacial Curiosity e sons capturados pela sonda InSight. Apesar da grande conquista feita pela sonda Perseverance, os vídeos não mostram o verdadeiro céu de Marte e a maior parte das capturas sequer foi feita pela sonda Perseverance. Cuidado ao compartilhar!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: