Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Aranha se esconde na praia, parece obra de arte e tem veneno mortal #boato

Aranha se esconde na praia, parece obra de arte e tem veneno mortal #boato

Aranha se esconde na praia, parece obra de arte e tem veneno mortal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Aranha de espécie mortal, que parece uma obra de arte enterrada no chão, se esconde em praias no Brasil. 

Nas últimas semanas, diversas cidades ao redor do Brasil têm registrado uma alta na temperatura. A situação preocupa, não só pelo tempo seco, mas também por ser um período ideal para o surgimento de animais peçonhentos.

Em especial, os escorpiões. Durante a primavera e o verão, os acidentes envolvendo escorpiões são mais frequentes. Nesses períodos, os animais buscam as casas para encontrar locais escuros e úmidos ou para encontrar comida, como as baratas.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que as pessoas também devem se preocupar caso decidam viajar. Segundo a publicação, uma espécie de aranha mortal, que se parece com uma obra de arte, se esconderia nas praias. De acordo com a mensagem, a aranha se enterraria na areia e apenas parte dela ficaria exposta. Ainda segundo a publicação, caso ela pique alguém, a pessoa teria apenas 5 minutos de vida. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Pra vocês que estão indo pra praia, por favor, cuidado com isto. Não tente pegar achando que é uma obra de arte. É uma aranha muito venenosa. Se te picar, você terá apenas 5 minutos”.

Aranha mortal se esconde na praia e parece obra de arte?

A informação deixou muita gente assustada nas redes sociais, em especial, no Facebook. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta das informações sobre o animal e por desmentidos no México.

Ao olhar para a publicação, logo percebemos que a mensagem apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre animais não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o Wigu seria um animal árabe que vive em cemitérios e grita como um humano. Também a que indicava que existem 9 peixes que não devem ser consumidos, porque podem fazer mal à saúde e, por fim, a que apontava que uma barata, com veneno de escorpião, mata pessoas e foi encontrada no Brasil.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto na internet. Foi aí que descobrimos que a pobre aranha sequer é encontrada no Brasil e não é capaz de matar um ser humano. A explicação é do biólogo e professor Júlio Campos, da página Aracno Cerrado, do Distrito Federal.

De acordo com ele, que trabalha com educação ambiental e divulgação científica por meio de aracnídeos do Cerrado, a aranha pertence ao gênero Cyclocosmia. Segundo ele, o animal é encontrado na Ásia, México e nos Estados Unidos. Ele ainda explica que a tal “obra de arte” que fica visível, após a aranha se esconder no chão, é a barriga do animal. Júlio Campos, por fim, destaca que a aranha não é mortal. Assim como a maior parte das aranhas, elas são peçonhentas e possuem veneno. Entretanto, o veneno dessa espécie é inofensivo para os seres humanos. Ele ainda alerta que nenhuma aranha é capaz de matar alguém em apenas 5 minutos.

Por fim, a mesma história já foi checada e desmentida em outro país. No México, o site Debate chegou até a publicar uma foto de uma pessoa segurando a aranha. Já o site Diario de Chiapas destacou que o aparecimento dessa espécie em lugares públicos é bastante raro.

Em resumo: a história que diz que uma aranha mortal, que parece uma obra de arte, se esconde em praias do Brasil é falsa! O pobre animal é encontrado no México, na Ásia e nos Estados Unidos. E, obviamente, não na praia. Inclusive, seu aparecimento em lugares públicos é raro. Se isso não bastasse, o animalzinho não é mortal. A aranha, de fato, é venenosa. Mas o veneno é inofensivo para os seres humanos. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso