Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Zé Trovão foi preso e, por isso, caminhoneiros fecharam estrada em Joinville #boato

Zé Trovão foi preso e, por isso, caminhoneiros fecharam estrada em Joinville #boato

Zé Trovão foi preso e, por isso, caminhoneiros fecharam estrada em Joinville, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que caminhoneiros fizeram uma paralisação e fecharam uma estrada em Joinville porque Zé Trovão foi preso pelo STF.

Com o 7 de setembro de se aproximando, a “bolha bolsonarista” continua sendo bombardeada de publicações que incitam pautas que, como já falamos, não irão para frente (por exemplo, uma intervenção militar com Bolsonaro no poder e o fechamento no STF). Em meio a esses delírios, uma nova história apareceu depois de decisão do STF contra líderes de uma paralisação por parte de (prestem atenção) um grupo pequeno de caminhoneiros em 7 de setembro.

Um vídeo de um sujeito claramente simpático a Bolsonaro e aos protestos de 7 de setembro relata que, em Joinville (Santa Catarina), caminhoneiros se revoltaram com a prisão de Zé Trovão por parte do STF e bloquearam a pista que dá acessa à cidade. “Com a prisão do Zé Trovão os caminhoneiros já começaram a parar tudo!”, diz uma das mensagens. “Zé trovão foi preso e os caminhoneiros revoltados fecharam a estrada!”, aponta outra.

Zé Trovão foi preso e, por isso, caminhoneiros fecharam estrada em Joinville?

A mensagem se espalhou muito entre grupos bolsonaristas, mais uma vez, para dar a impressão de que “coisas grandiosas” estão ocorrendo nas vésperas do 7 de setembro. Só que mais uma vez, aumentaram “um ponto” (ou alguns pontos) para dramatizar a situação.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Além do elementar (mensagem com características de boatos e história recente de fake news sobre o assunto), há uma série de informações erradas nas mensagens e no vídeo. Vamos centrar em duas: 1) Zé Trovão foi preso. 2) As estradas em Joinville estão fechadas por causa da prisão dele.

Para começar, o youtuber Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão, o caminhoneiro, não foi preso. Na realidade, a prisão dele foi pedida pela Procuradoria-Geral da República e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito que apura manifestações antidemocráticas.

A prisão foi pedida pela PGR porque, de acordo com o órgão, ele estava descumprindo medidas cautelares impostas pela Justiça (como, por exemplo, não fazer manifestações em redes sociais). Apesar de a prisão ter sido pedida, Zé Trovão continua foragido da Justiça. Em vídeo, ele alegou que “vai se entregar” no dia 7 de setembro.

Além disso, a paralisação nas estradas não foi ocasionada pela prisão (ou quase prisão de Zé Trovão). Na realidade, o vídeo, de acordo com notícias da região de Joinville, foi gravado no dia em que um acidente de cinco veículos que causou um engarrafamento de 22 quilômetros. É importante frisar que o acidente ocorreu em um dia de grande fluxo de carros que vinham do Paraná para praias de SC.

Vale apontar também que a pista ficou bloqueada por cerca de duas horas por causa do acidente e foi liberada em seguida. Ou seja: no momento, não há qualquer registro de “pista parada” em Joinville (muito menos por causa da prisão ou “não-prisão” de Zé Trovão).

Resumindo: a história que aponta que o caminhoneiro Zé Trovão foi preso e que caminhoneiros, por causa disso, fecharam estrada em Joinville (SC), é falsa. Nenhuma das duas situações citadas ocorreram (pelo menos, não até o momento).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso