Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Zé Trovão é um falso caminhoneiro e não sabe dirigir caminhão #boato

Zé Trovão é um falso caminhoneiro e não sabe dirigir caminhão #boato

Zé Trovão é um falso caminhoneiro e não sabe dirigir caminhão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Apoiador de Bolsonaro, Zé Trovão não é caminhoneiro, não possui carteira de habilitação, não tem caminhão e sequer sabe dirigir esse veículo. 

Nas últimas semanas, o nome de Zé Trovão, caminhoneiro e apoiador do governo de Jair Bolsonaro, foi um dos mais comentados na internet. Isso porque Zé Trovão publicou diversos vídeos atacando o Supremo Tribunal Federal (STF), convocando a população para participar dos atos a favor do presidente Jair Bolsonaro, no dia 7 de setembro de 2021.

Além disso, Zé Trovão foi um dos principais pilares de articulação de um protesto de caminhoneiros (que não pode ser considerada uma greve visto que teve baixa adesão da categoria e não defendia pautas da classe), realizado após as manifestações. Com isso, o próprio STF emitiu um pedido de prisão contra o caminhoneiro, que acabou fugindo do país.

E parece que o nome de Zé Trovão segue causando burburinho nas redes sociais. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada por aí, Zé Trovão, na realidade, não seria um caminhoneiro. Ainda segundo a publicação, ele não teria carteira de habilitação para dirigir o veículo e muito menos teria uma caminhão. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “ATÉ O LÍDER É FAKE. Zé Trovão, ‘líder dos caminhoneiros’, não é habilitado e não tem caminhão”. Versão 2: “Zé Trovão não tem caminhão e não consta no Detran, registro de habilitação para a categoria. Personagem, criação do Agro. Milicianos farsantes”.

Zé Trovão é um falso caminhoneiro e não sabe dirigir caminhão?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter, gerando diversos comentários e compartilhamentos. Apesar disso, a história não é real! A explicação fica por conta da falta de provas de quem acusa e pela sobra de provas da defesa.

Bem, essa é uma acusação, no mínimo, grave. E uma afirmação tão séria assim exige provas. Assim como já cansamos de dizer por aqui, o ônus é sempre de quem acusa. E até o momento, nada de provas do lado acusador.

Por mais que a movimentação dos caminhoneiros, anunciada dias antes das manifestações antidemocráticas, não tenha passado de um movimento pequeno, localizado e sem perspectivas de sucesso, é um tanto quanto estranho que um líder dessa categoria não seja caminhoneiro. É óbvio que para conseguir essa representação, no mínimo, ele já deve ter subido em uma boleia.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que Zé Trovão é, sim, caminhoneiro. Em uma matéria da BBC, publicada no dia 9 de setembro de 2021, é possível ver que Zé Trovão trabalhava como autônomo, mas hoje trabalha como celetista (isto é, uma pessoa contratada por uma empresa). De acordo com caminhoneiros autônomos, ele seria um dos inúmeros “contratados do agronegócio”,

Por fim, quando a história viralizou, amigos e apoiadores de Zé Trovão fizeram um vídeo que mostra diversas situações onde o caminhoneiro aparece dirigindo e trabalhando.

Em resumo: a história que diz que Zé Trovão é um falso caminhoneiro e nem sabe dirigir caminhão! Apesar da mobilização dos caminhoneiros não ter sido geral e muito menos ter tido adesão, Zé Trovão trabalha sim como caminhoneiro. De acordo com uma matéria veiculada pela BBC, o homem trabalhou como autônomo, mas hoje é celetista de uma empresa. Além disso, o que falta de provas por parte da acusação, sobra por parte da defesa. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: