Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Walmart coloca placa em gôndola que diz “um bebê nunca é um erro” #boato

Walmart coloca placa em gôndola que diz “um bebê nunca é um erro” #boato

Boato – Rede de supermercados Walmart coloca placa em gôndola que diz “um bebê nunca é uma surpresa ou um erro” e dá lição de moral que envolve TV de plasma.

Normalmente, não costumamos iniciar os textos no Boatos.org contando experiências pessoais. Mas o tema de hoje pede um relato. Há quatro meses, esse que vos fala tentou comprar uma TV no site do Walmart. A TV foi extraviada pelos Correios, o dinheiro não foi devolvido (até hoje estamos tentando reaver o valor por meio de ação no Procon) e não recomendamos a compra por lá (se o dinheiro for devolvido, a gente atualiza aqui). Ou seja, esperávamos uma TV de plasma e não conseguimos sequer o dinheiro de volta.

A ironia do destino fez a gente se deparar com uma mensagem que também usa o nome da rede de supermercados e a “expectativa de uma TV de plasma” (e que nos proporcionou esse “lide”). Circula na internet uma imagem que seria do Walmart dando um aviso para as pessoas que não tentam evitar bebê. A placa, que estaria colocada próximo a uma gôndola, aponta que “um bebê nunca é uma surpresa ou um erro cometido” e dá uma “lição de moral” (uau!). Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Parabéns, #Walmart! Esta imagem é tão fácil de entender quanto 1+1 é 2. E NÃO a favor da morte (aborto). #contraoaborto #FatosFactantes. Versão 2: Para os babacas que não sabe pode engravidar o Walmart está dando uma dica. #nãoaoaborto — feeling connected at Walmart Pampulha – BH/MG. Versão 3: Cara fiquei fã do walmart. Um bebê nunca é uma “surpresa” ou um “erro” cometido. Se você não se preveniu, o que esperava ganhar? Uma TV de plasma?

Walmart colocou placa que diz “um bebê nunca é um erro”?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Em meio a debates sobre a descriminalização do aborto no Brasil (com grupos favoráveis e contrários), a foto caiu como uma “bomba” em redes sociais (uma das versões teve nada menos de 100 mil compartilhamentos). Mas será mesmo que o Walmart colocou uma placa próximo a preservativos alertando que fazer “amor” traz bebês e não TV de plasma? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, já ficamos meio desconfiados da história. Não há motivos para grandes empresas (como o Walmart) se posicionar de forma tão incisiva em temas polêmicos (em termos de marketing poderia ser desastroso). Se tivesse feito isso, já teria virado notícia. Ao fazer uma busca sobre o assunto, nada encontramos.

Além disso, encontramos relatos que apontam que a foto foi feita em Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros lugares. Quando uma história apresenta “uma multiplicidade de versões”, já dá para ficar desconfiado.

Junte isso ao fato da embalagem que aparece na imagem estar em inglês. Se a foto tivesse sido feita no Brasil, a embalagem estaria em português.

Como toda essa análise prévia, fomos procurar a origem da foto. Como imaginávamos, descobrimos que ela é de outro país. Antes da “versão Walmart” da história circular por aqui, a placa (com a mesma mensagem, só que em inglês) foi atribuída ao P&M Supermarket, um mercado localizado na cidade de Ayia Napa (Chipre). Encontramos um registro da notícia neste site do Chipre em junho deste ano. O post original é dessa página do Facebook,

O fato da região ser conhecida na Europa como uma região, digamos, boêmia, e o fato do mercado ser uma empresa pequena corroboram para que seja verdade. Mesmo assim, não é possível dizer mesmo se a “versão Chipre” da história é real (daremos o benefício da dúvida). Porém, só o fato da mesma foto ter aparecido em outro lugar (junto com todo o resto) já elimina a “versão Walmart Brasil” da história.

Resumindo: a história que aponta que o Walmart colocou uma placa falando de TV de plasma, bebês e afins é falsa. A imagem é apenas uma montagem em cima de outra história que circulou online e a rede de supermercados não disse nada sobre o assunto. Fim.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164