Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra temporal que ocorreu hoje pela manhã (2020) em Manhuaçu (MG) #boato

Vídeo mostra temporal que ocorreu hoje pela manhã (2020) em Manhuaçu (MG) #boato

Vídeo mostra temporal que ocorreu hoje pela manhã (2020) em Manhuaçu (MG), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Temporal atingiu Manhuaçu (MG) em janeiro de 2020, derrubou várias árvores por causa de vento forte e viralizou por meio de um vídeo. 

As chuvas que têm atingido o sudeste brasileiro já causaram inúmeros estragos em diversas cidades e até mortes. Minas Gerais é um dos estados mais atingidos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã do dia 24 de janeiro de 2020, Belo Horizonte (MG) registrou o dia mais chuvoso da cidade em 110 anos. Ainda segundo o Inmet, em janeiro, já choveu mais que o dobro do esperado pela climatologia. Em Belo Horizonte (MG), esse número já chegou a 666,8mm.

E de acordo com uma publicação que viralizou nas redes sociais, a cidade de Manhuaçu (MG) também está em estado crítico. As imagens que acompanham a postagem são impressionantes e mostram uma tempestade. No vídeo é possível ver a chuva caindo e ventos fortes, que quebram diversas árvores. As pessoas que está gravando as imagens parecem assustadas. Uma delas diz que “nunca viu uma coisa dessas”. Confira:

Versão 1: “Tempestade em Manhuaçu Mg achávamos que era só do outro lado do mundo olha só isso”. Versão 2: “Grande tempestade nesta quinta-feira(23) na cidade de Manhuaçu. Veja no vídeo”. Versão 3: “Imagens de uma tempestade que caiu hoje de manhã em Manhuaçu”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo mostrou temporal que ocorreu hoje pela manhã (2020) em Manhuaçu (MG)?

As imagens são realmente impressionantes e deixaram vários internautas assustados. Mas será que essa história de que um vídeo mostrou um temporal que atingiu Manhuaçu (MG) nesta quinta-feira (23) é verdade? Não é!

Vamos aos fatos! É fato que as chuvas fortes têm atingido Minas Gerais nos últimos dias, porém, o vídeo não tem nada a ver com Manhuaçu (MG).

Para começo de história, as publicações apresentam diversas características de boatos online, como caráter vago, alarmista, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, a equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias falsas envolvendo vídeos fora de contexto, como a que dizia que energéticos derretem alimentos e fazem mal à saúde. Também a que apontava que Lula teria sido recebido com fogos de artifício, em São Bernardo do Campo (SP) e, por fim, a que dizia que uma boneca androide chinesa se parecia com uma criança real.

Mas não precisou muito esforço para chegarmos à verdade. Ao pesquisar pela origem do vídeo, descobrimos que ele foi gravado em 2016, na cidade de Embu-Guaçu (SP). Ou seja, as imagens sequer são de Minas Gerais.

Na oportunidade, a cidade, que fica localizada na Grande São Paulo, foi atingida por um temporal. O incidente ocorreu no dia 16 de maio de 2016, causou diversos estragos e deixou 22 pessoas feridas.

O vídeo, em questão, foi publicado no dia 2 de junho de 2016, no canal de Ivan Lacerda. O homem explica que fez as imagens do escritório de sua casa e classificou o evento como um tornado.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra um temporal em Manhuaçu (MG) na quinta-feira (23) é falsa! O vídeo, na verdade, mostra uma tempestade na cidade de Embu-Guaçu (SP). Além disso, as imagens são antigas. Elas foram gravadas em 2016. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf