Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra motociata em Salvador (BA) em apoio a Bolsonaro em fevereiro de 2022 #boato

Vídeo mostra motociata em Salvador (BA) em apoio a Bolsonaro em fevereiro de 2022 #boato

Vídeo mostra motociata em Salvador (BA) em apoio a Bolsonaro em fevereiro de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Imagens mostram milhares de pessoas em motociata pró-Bolsonaro, em Salvador (Bahia), durante fevereiro de 2022.

A recente pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República, promovida pelo projeto EXAME/IDEIA, revelou que as eleições de 2022 devem ser focadas em dois candidatos: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Os dois nomes juntos somam 69% das intenções de voto no primeiro turno. Nesse contexto, a tão desejada (por muitos brasileiros) terceira via se torna cada vez menos provável. E nessa situação, a polarização entre esquerda e direita volta à tona.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que o presidente Jair Bolsonaro saiu na frente na corrida presidencial. Segundo um vídeo que acompanha a publicação, milhares de pessoas teriam realizado uma motociata, em Salvador (BA), para apoiar Bolsonaro. Ainda de acordo com a história, o ato teria ocorrido no dia 27 de fevereiro de 2022. “Salvador -Bahia em 27/02/22 Motociata  Patriotas  Nacionalistas, com Bolsonaro”, diz a mensagem.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Vídeo mostra motociata em Salvador (BA) em apoio a Bolsonaro em fevereiro de 2022?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, em grupos bolsonaristas no Facebook e no Twitter. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Quando nos deparamos com a mensagem, ficamos com uma pulga atrás da orelha. O texto apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros ortográficos e a falta de fontes confiáveis.

Vale lembrar que informações falsas sobre manifestações a favor do presidente não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que uma foto mostraria um mar gente, durante uma manifestação a favor de Bolsonaro, em Copacabana, no Rio. Também a que indicava que uma multidão teria feito uma manifestação em apoio a Bolsonaro, em Natal (RN) e Campinas (SP), em 2018 e, por fim, a que apontava que uma motociata pró-Bolsonaro teria arrecadado 700 toneladas de alimentos em doações.

Ao procurar por mais informações sobre o vídeo usado como prova, descobrimos que as imagens não são de agora e muito menos foram feitas em Salvador (BA). Na realidade, as imagens foram gravadas no dia 12 de junho de 2021, em São Paulo (SP). Na ocasião, milhares de motociclistas participaram de um passeio de moto promovido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em resumo: a história que diz que uma motociata a favor do presidente Jair Bolsonaro teria acontecido em Salvador (BA), em fevereiro de 2022 é falsa! O vídeo usado como prova não tem nada a ver com a história. Na verdade, as imagens foram feitas em São Paulo (SP), no dia 12 de junho de 2021. Na época, milhares de motociclistas participaram de um passeio promovido pelo presidente Jair Bolsonaro. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: