Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra chuva de granizo hoje em Campo Mourão (Paraná) causada por onda de frio #boato

Vídeo mostra chuva de granizo hoje em Campo Mourão (Paraná) causada por onda de frio #boato

Vídeo mostra chuva de granizo hoje em Campo Mourão (Paraná) causada por onda de frio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram uma forte chuva de granizo na cidade de Campo Mourão (Paraná). A tempestade de gelo foi causada pela onda de frio na região Sul do Brasil.

O frio que promete chegar ao Brasil nos próximos dias está, de fato, sendo prato cheio para notícias falsas na internet. Depois de fake news que apontavam que este seria o “maior frio dos últimos 50 anos” ou mesmo o “maior frio desde 1955”. Agora, um vídeo está circulando e dando o que falar.

Nas imagens, uma forte chuva de granizo atinge um gramado de uma propriedade que aparenta ser rural. Junto ao vídeo, mensagens dão conta de que a chuvarada seria consequência da onda de frio que deve chegar ao Sul do Brasil. Os textos apontam, na sua maioria, que o caso teria ocorrido em Campo Mourão (PR). Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Olha o frio chegando no Paraná. Chuva de granizo hoje em Campo Mourão – Paraná, causada pela onda de frio que está vindo do Sul e que promete chegar em São Paulo nesta quarta feira. Se cuidem e que Deus proteja os moradores de ruas e em barracos nas comunidades e favelas. Se tiver um agasalho ou um cobertor sobrando, DOE para quem precisa. COMPARTILHE

Vídeo mostra chuva de granizo hoje em Campo Mourão (Paraná) causada por onda de frio?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As imagens se espalharam com tudo pelo Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e, principalmente, WhatsApp. Porém, o vídeo nada tem a ver com um evento recente tampouco foi registrada na cidade paranaense de Campo Mourão.

Além de tratar de uma tema que está sendo recorrente em fake news, a mensagem (que tem características de fake news como ser vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e nenhuma citação de fontes confiáveis) parte de um pressuposto errado: de que uma chuva com pedras de gelo (assim como uma geada ou nevasca) seria causada por uma onda de frio.

Na realidade, as precipitações de pedras de gelo têm mais chances de ocorrer em regiões com temperaturas mais altas e clima tropical. Isso porque as nuvens cumulonimbus, responsáveis por chuvas dessa natureza, são formadas em situações de altas umidades e temperaturas. Ou seja: relacionar a situação a uma onda de frio já mostra uma contradição.

Não bastasse isso, não encontramos nenhuma notícia em fontes confiáveis sobre ocorrências de chuvas de granizo na região de Campo Mourão nos últimos dias. Se a cidade tivesse passado por uma situação como essa, haveria registros em fontes confiáveis.

Ao buscar pelo vídeo, achamos, no mínimo, três relatos atribuídos a ele na internet. Em 2019, o mesmo vídeo viralizou apontando que o caso teria ocorrido em Orizona (Goiás). Um mês antes, o vídeo circulou como se fosse de Porto Seguro (Bahia) e, ainda antes, o vídeo circulou como se fosse de Irecê (Bahia). Isso elimina a hipótese de que o vídeo seja recente ou do Paraná.

Resumindo: apesar de não conseguirmos cravar com exatidão de onde veio o vídeo, o fato é que ele não é da cidade de Campo Mourão no Paraná e nada tem a ver com a onda de frio de 2021. Onda que, por sinal, está gerando inúmeras fake news na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso