Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra Bonde do Jacaré após ação policial no Jacarezinho #boato

Vídeo mostra Bonde do Jacaré após ação policial no Jacarezinho #boato

Vídeo mostra Bonde do Jacaré após ação policial no Jacarezinho, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram o Bonde do Jacaré após ação policial na favela do Jacarezinho. Isso mostra que o local está sossegadíssimo.

A ação policial que resultou em (até o momento) 29 mortos na favela do Jacarezinho (no Rio de Janeiro) tem gerado algumas fake news. A mais nova aponta para uma comemoração que teria ocorrido no local após o ocorrido.

Nas imagens, diversos homens aparecerem em uma caçamba de um veículo com armas na mão. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que o local está sossegadíssimo. “Jacarezinho tá sossegadíssimo segundo o STF. Tem até bonde do jacaré”, aponta a mensagem que circula online. Assista ao vídeo:

Vídeo mostra Bonde do Jacaré após ação policial no Jacarezinho?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As imagens se espalharam com muita força na internet e já deixaram pessoas apontando os dedos para os moradores da favela do Jacarezinho. Porém, o vídeo não passa de uma performance para um clipe e sequer é recente. Como o desmentido de julho de 2020 vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Para começar, as versões da mensagem que está compartilhando o vídeo carregam todas as características de fake news: são vagas (não dizem quando e onde as imagens foram gravadas), alarmistas (têm o intuito de revoltar e colocar os internautas contra o STF), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo denunciado.

Em segundo lugar, sabemos que boatos online sobre “bandidos na favela” já são manjados. Inclusive, aqui no Boatos.org, nós já desmentimos alguns deles, como, por exemplo, o que dizia que um traficante teria sido abatido vivo em um tiroteio com a polícia em uma favela no Rio; um suposto vídeo que mostrava um arrastão no túnel Zuzu Angel, também no Rio de Janeiro; ou, ainda, outro que denunciava que um policial teria matado um bandido em frente a cristãos que estavam fazendo orações no RJ.

Em todos estes casos, as filmagens não passaram de cenas de filmes, séries ou novelas que estavam sendo gravadas nos locais. E, da mesma forma, ao buscarmos sobre o nosso vídeo de hoje, descobrimos que, na realidade, a “denúncia” não é verdadeira, já que as imagens se tratam de um clipe de um MC chamado Vitinho do Jacaré.

Inclusive, em seu perfil oficial no Twitter, o próprio cantor postou um vídeo explicando o caso e aproveitou o momento para fazer uma crítica social a quem está compartilhando as imagens da gravação com legendas fora do contexto para espalhar o fake.

“O que ‘nós’ faz é arte, entendeu? Estão jogando nossa imagem aí de outra forma, tá ligado? […] ‘Playboy’ vem aqui nessa p* e faz todo tipo de clipe aí e não dá em nada, tá ligado? É porque, tipo assim, ‘nós é preto’, ‘vem’ lá de baixo, tá ligado, e ‘nós não pode’ se expressar”, desabafou.

Mais que isso, MC Vitinho também aproveitou para esclarecer que todos os materiais utilizados nas filmagens do seu clipe possuem licença, inclusive, as réplicas das armas, que eram de airsoft. Os amigos do artista, que aparecem ao seu lado no vídeo, também lembraram a importância e cobraram das autoridades (principalmente de deputados que compartilharam o boato) projetos para as crianças e mulheres da comunidade do Jacaré.

“Mano, em vez de vocês ficarem colocando frases bonitas aí no Twitter ou no Face, ‘lança’ aí um projeto na comunidade para as crianças, ‘pô’.[…] Aqui nós somos uma comunidade que tem mais de 100 mil habitantes. Aqui tem terreno de sobra para vocês ‘fazer’ qualquer projeto social. […] Aí vêm criticar ‘nós’[…] Vocês têm que dar incentivo para a comunidade […]”, disseram.

Vale destacar, ainda, que Vitinho chegou a postar um tweet avisando sobre a gravação do clipe. Por fim, uma página do Facebook de notícias policiais apontou que averiguou as placas dos carros que aparecem no vídeo que está sendo compartilhado e confirmou que “não há nada em desfavor”, ou seja, são veículos “quentes”.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens, o vídeo em questão não foi gravado após ação policial na favela do Jacarezinho e tampouco mostra bandidos “reais” empunhando armas “reais”. Trata-se de uma reciclagem de um boato já desmentido no ano passado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: