Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra chuva de granizo em shopping de Maringá (Botucatu) #boato

Vídeo mostra chuva de granizo em shopping de Maringá (Botucatu) #boato

Vídeo mostra chuva de granizo em shopping de Maringá (Botucatu), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram chuva de granizo destruindo carros em estacionamento de shopping. Caso ocorreu em Maringá (PR) e Botucatu (SP).

Com o verão chegando, a estação de chuvas promete alívio para a seca em algumas regiões (como a Centro-Oeste). Por outro lado, a ameaça de tempestades assusta muitos brasileiros. E, de acordo com um vídeo que viralizou nas redes sociais, já há casos impactantes em Maringá (PR) e Botucatu (SP).

As imagens mostram carros sendo destruídos por uma tempestade de granizo. Algumas das mensagens que acompanham o vídeo apontam que o incidente foi registrado em Maringá (PR). Em outros casos, a cidade citada foi Botucatu (SP). Leia algumas das versões que circularam por aí:

Versão 1: Chuva de granizo em Maringa destroi varios carros. Mulher chora ! Versão 2: MULHER SE EMOCIONA E CHORA MUITO A PERDA DO CARRO PARA O GRANIZO ONTEM EM MARINGÁ … Versão 3: Chuva de Granizo em Botucatu destrói carros !

Vídeo mostra chuva de granizo em shopping de Maringá (Botucatu)?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

De fato, as imagens são impactantes e conseguem demonstrar todo o desespero de quem está próximo a ter um prejuízo daqueles. Só há um detalhe: o vídeo não é de Maringá ou de Botucatu.

Ao buscar por mais informações a respeito da chuva de granizo no shopping, chegamos, de cara, a mensagens desmentido que o vídeo fora gravado nas cidades paulista ou paranaense. Leia nota da prefeitura de Botucatu:

FAKE NEWS A Defesa Civil de Botucatu esclarece que é falso o vídeo que mostra supostos estragos causados pelo granizo em Botucatu na última terça-feira, 30. Vídeo foi gravado em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e foi amplamente divulgado em redes sociais, como se fosse em um shopping em Botucatu. Mesmo com a chuva forte, com granizo, registrada na terça-feira a noite, a Defesa Civil informa que não recebeu chamados para ajuda ou possíveis estragos.

Este tipo de tempestade é comum neste período do ano, em que os dias são muito quentes e são favoráveis para tempestades, inclusive com granizos. A orientação à população é que neste tipo de situação, é preciso procurar abrigo seguro, evitando árvores, que podem cair com ventos fortes ou receber descargas eletricas de raios. Em caso de necessidade, basta acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. #FakeNews #DefesaCivil #Botucatu

No caso de Maringá, o desmentido ficou por conta de sites locais de notícias. O Maringá Post, por exemplo, tratou de apontar a verdadeira origem das imagens: a cidade fluminense de Nova Iguaçu. O portal frisou que a confusão surgiu após fortes chuvas na cidade paranaense.

Ao buscarmos pelo “local real” da tempestade de granizo, chegamos, de fato, a Nova Iguaçu. Matérias, como essa do Clima Tempo e essa do Terra, destacam que as fortes chuvas que atingiram o município destruíram casas e causaram transtorno aos moradores. Tudo isso ocorreu no dia 26.

Resumindo: as histórias que apontam que o vídeos que mostra carros sendo destruídos por uma chuva de granizo em um shopping não são de Maringá (PR) ou Botucatu (SP). O vídeo é na realidade de Nova Iguaçu (RJ).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/367fYQ2