Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra Cataratas do Iguaçu cheia e transbordando em 2019 #boato

Vídeo mostra Cataratas do Iguaçu cheia e transbordando em 2019 #boato

Boato – Depois das chuvas na região Sul do Brasil em 2019, as Cataratas do Iguaçu estão transbordando. A prova disso é um vídeo que viralizou na internet.

O mês de maio de 2019 teve um grande volume de chuvas no Brasil. No início do mês, a cidade do Rio de Janeiro enfrentou transtornos. No final do mês, as chuvas causaram problemas na região Sul. E foi o grande volume pluviométrico que está fazendo uma história viralizar com força na internet.

De acordo com mensagens que viralizaram no Facebook e no WhatsApp, as Cataratas do Iguaçu chegaram a um nível incrível após as chuvas. A prova disso é um vídeo que seria as águas do local transbordando. Leia algumas mensagens que circularam online e veja uma das filmagens:

Versão 1: Cataratas em Foz do Iguaçu… Versão 2: MEDO OU PAVOR??? CONFIRA A SITUAÇÃO DAS CATARATAS DO IGUAÇU NO PARANÁ, QUANDO AS CHUVAS SÃO INTENSAS E ELEVAM O VOLUME DAS ÁGUAS FONTE VIA WHATSAPP Versão 3: Aproveitar este final de semana e visitar as cataratas em Foz do Iguaçu/PR. Algum companheiro? Versão 4: Cataratas do Iguaçu nesta sexta dia 31

Vídeo mostra Cataratas do Iguaçu cheia e transbordando em 2019?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Não faltaram compartilhamentos e alertas sobre a situação do local. Mas será mesmo que o vídeo em questão é o das Cataratas do Iguaçu após as chuvas de maio de 2019? A resposta é não. Calma aí que a gente tudo para vocês.

A mensagem e a pauta já nos causaram desconfiança. A mensagem, assim como em tantos outros casos de boatos online, é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis (uma das versões chega a citar o WhatsApp como fonte). Já a pauta “vídeos incríveis com mensagem” é um constante de balelas.

Com base nessa desconfiança, fomos procurar mais detalhes sobre o assunto. Descobrimos três coisas. 1) É fato que as Cataratas do Iguaçu estão com um volume de águas acima do normal. 2) O vídeo é, na realidade, de 2014. 3) Mesmo com um volume acima do normal, o nível de 2019 é bem menor do que o nível de 2014. Descobrimos isso graças a uma nota da própria assessoria de comunicação das Cataratas do Iguaçu. Leia:

É FAKE NEWS!!!! Começou a circular nesta sexta-feira, 31 de maio, um vídeo das Cataratas do Iguaçu, gravado em 2014. Os autores das publicações mentem e desinformam mencionando que o vídeo é desta semana.

Não compartilhe fake news. Ajude a divulgar a verdade. A vazão nesta semana é de 3 milhões de litros por segundo, como vocês podem ver no vídeo História – Vídeo registrado em junho de 2014, por nossa equipe aqui nas Cataratas do Iguaçu, quando atingimos uma vazão de 40 milhões de litros por segundo.

Resumindo: o vídeo que está circulando das Cataratas do Iguaçu não é recente. Ele foi gravado em 2014 e, apesar do volume de águas ser acima do normal, a situação atual não é nem próxima a de 2014.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.