Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vestibular da Faetec está com baixa adesão e cursos podem ser fechados #boato

Vestibular da Faetec está com baixa adesão e cursos podem ser fechados #boato

Boato – Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) vai fechar as portas na metade do ano se procura por vestibular, que está com inscrições abertas, não aumentar.

O ensino técnico se tornou uma grande oportunidade para aquelas pessoas que buscam um aperfeiçoamento mais rápido e objetivo para adentrar no mercado de trabalho. Muitas vezes, também acaba sendo opção para quem ainda não tem certeza sobre o ensino superior.

Em todo o país, temos diversas opções privadas e públicas para atender essa demanda. Dentre as alternativas públicas, se destaca, por exemplo, a Faetec, no Rio de Janeiro. Mas, segundo publicações na internet, essa posição estaria ameaçada.

De acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, a Faetec pode fechar as portas na metade do ano. Ainda segundo as publicações, o motivo seria a baixa adesão e a instituição precisaria atingir o número de 1,5 aluno por vaga em algum curso. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Divulgando a pedido. “Pessoal preciso que me ajudem a divulgar o vestibular da Faetec / RJ, agora do meio do ano. A adesão está baixa e se não tivermos no mínimo 1,5 alunos por vaga em algum curso ele pode ser fechado. É ensino gratuito, de qualidade. Posso garantir! Obrigado. Redes de Computadores: Manhã – 40 vagas; Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Noite – 40 vagas; Comércio Exterior: Noite – 40 vagas; Gestão de Serviços: Manhã – 40 vagas; Gestão Empresarial: Tarde – 40 vagas, Noite – 40 vagas; Logística Aeroportuária: Manhã – 40 vagas”. Dentre outros”.

Vestibular da Faetec está com baixa adesão e cursos podem ser fechados?

Em meio à crise da educação, com o anúncio de cortes de verbas, a informação acabou pegando muita gente de surpresa e gerou preocupação na internet. Mas será que essa história de que a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no Rio de Janeiro, vai fechar as portas por baixa adesão é verdadeira? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos aos fatos! Para começo de história, as publicações apresentam algumas características de boatos online: são vagas (a pessoa que criou o texto sequer se identifica), alarmistas, possuem erros de português, pedem compartilhamento e não citam fontes confiáveis (apenas publica o link para a inscrição do processo seletivo).

Vale ressaltar que esse tipo de história (fechamento de escolas técnicas) é um assunto bastante recorrente e sempre surge próximo à abertura de vestibulares e vestibulinhos. A equipe do Boatos.org já desmentiu vários boatos desse tipo, como o caso do fechamento da Fatec (que usa, inclusive, o mesmo texto), também o encerramento das atividades da Etec Martin Luther King e, por fim, o fechamento das Etecs Tereza Nunes e Parque Belém.

Decidimos procurar por mais detalhes sobre a suposta “baixa adesão” aos cursos, mas não encontramos nada (assim como a ‘regra de fechar cursos com menos de 1,5 por vaga’). Também é importante destacar que instituições abrem e fecham cursos pelos mais variados motivos (inclusive, por falta de adesão). Entretanto, condicionar o fechamento da instituição à procura pelo vestibular é, no mínimo, forçar a barra.

Foi aí que resolvemos entrar em contato com a Faetec, do Rio de Janeiro, e descobrimos toda a verdade. De acordo com a assessoria da instituição, a informação é falsa. A equipe de comunicação, inclusive, pediu para que as pessoas não compartilhem o texto.

Notícia de vestibular da Faetec no WhatsApp é falsa. A Faetec desmente o anúncio que está circulando pela internet, especialmente pelo WhatsApp, sobre a necessidade de inscrição no vestibular da Faetec, em que se exige o mínimo 1,5 alunos por vaga, para que os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão de Serviços, Gestão Empresarial e Logística Aeroportuária aconteçam. A notícia é falsa. Solicitamos que as pessoas não compartilhem a mensagem. Essa Fake News prejudica a inscrição do processo seletivo 2019.2 que está aberto pela Faetec e confunde os candidatos que desejam ingressar nos cursos de Educação Superior da Rede.

O edital para quem deseja prestar o vestibular da Faetec está disponível no site da Selecon: http://selecon.org.br/novo/faetecsemestre22019/. As vagas abertas pela Faetec nos cursos de nível superior são: Tecnologia em Processos Gerenciais; Tecnologia da Informação e da Comunicação; Tecnologia em Gestão Ambiental; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Sistemas para Internet com foco em Empreendedorismo Digital; Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados e Licenciatura em Pedagogia. As inscrições, por meio do site da Selecon, devem ser feitas até do dia 12/06.

Por fim, basta um clique no link informado ao final da publicação para perceber que, além da história, o próprio link está errado. Além disso, a oferta dos cursos diverge do número informado no texto que circula nas redes sociais.

Em resumo: a história que diz que a Faetec vai fechar as portas por causa da baixa adesão é falsa! Esse tipo de publicação (falando sobre o fechamento de escolas técnicas) sempre surge em períodos que antecedem o início do processo seletivo dessas instituições. Além de não existir nada sobre o assunto na internet, a própria equipe de comunicação da Faetec desmentiu a história. Ou seja, a informação não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.