Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Usina de Itaipu está em alerta vermelho e pode estourar por causa de chuvas #boato

Usina de Itaipu está em alerta vermelho e pode estourar por causa de chuvas #boato

Boato – Fortes chuvas no Paraguai sobrecarregam Usina de Itaipu, que já acionou o alerta vermelho e pode estourar a qualquer momento. Vídeo mostra tudo.

As chuvas que atingiram o Paraguai nos últimos dias estão causando muitos estragos por lá. As enchentes, ocasionadas pelas fortes chuvas, já afetaram cerca de 2,5 milhões de paraguaios e a previsão é de mais chuva.

No sábado (11 de maio de 2019), o nível do rio Paraguai subiu 17 centímetros, deixando a população em alerta. E, de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, as chuvas que assolam o Paraguai também andam preocupando os brasileiros.

Segundo publicações, a Usina de Itaipu teria emitido um alerta vermelho após o período de chuvas que elevou o nível dos rios. Ainda de acordo com as postagens, a Usina de Itaipu poderia estourar a qualquer momento. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “Alerta vermelho na barragem de Itaipu. Não para de chover no Paraguai”. Versão 2: “Represa de Itaipu… Cidades as margens do rio alagadas!! *Alerta Vermelho* na barragem na *Usina Hidrelétrica* de *Foz do Iguaçu* e chove sem parar no *Paraguai*”.

Usina de Itaipu está em alerta vermelho e pode estourar por causa de chuvas no Paraguai?

As imagens que acompanham as publicações chegam a dar medo. O vídeo mostra uma grande quantidade de água passando de forma violenta pela usina. Mas será que a Usina de Itaipu realmente emitiu um alerta vermelho e pode estourar a qualquer momento por conta das chuvas no Paraguai? A resposta é não!

Vamos lá! Como mostramos no início do texto, o Paraguai, de fato, foi atingido por fortes chuvas nos últimos dias. Entretanto, essa história de alerta vermelho e Usina de Itaipu é pura balela. Para começo de explicação, a mensagem apresenta diversas características de boatos online: é vaga, (muito) alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Após os casos de Brumadinho (MG) e Mariana (MG), que causaram grande comoção nacional, há de se pressupor que se algo tão grave assim estivesse em vias de ocorrer, com certeza seria notícia. Só que, ao procurarmos por informações nos veículos de comunicação, nada encontramos.

No caso de um alerta vermelho, seria padrão um aviso por parte da usina (seja para veículos de comunicação ou, ao menos, para moradores próximos ao local). Novamente, fomos atrás de algum boletim ou informe da Usina de Itaipu, mas não encontramos nenhuma informação sobre o assunto.

Muito pelo contrário! Ao procurar por algum boletim sobre alerta vermelho no site da usina, acabamos encontrando um desmentido da assessoria de Itaipu sobre o assunto. No texto, a assessoria afirma que, apesar das semelhanças, a hidrelétrica que aparece nas imagens é a Usina Binacional de Yacyretá, na divisa do Paraguai com a Argentina.

Por fim, ao procurar por mais detalhes sobre o vídeo, descobrimos que as imagens, na realidade, são antigas. O vídeo, de fato, mostra a Usina de Yacyretá, mas não durante as chuvas torrenciais no Paraguai nos últimos dias. Essa história, inclusive, começou a circular em espanhol, falando sobre a Usina Binacional de Yacyretá, mas foi desmentida por um site argentino. 

Em resumo: a história que diz que a Usina de Itaipu emitiu um alerta vermelha e pode estourar a qualquer momento é falsa! O vídeo, além de não mostrar a Usina de Itaipu, é antigo. As imagens, na realidade, mostram a Usina Binacional de Yacyretá, na divisa entre o Paraguai e a Argentina. Ou seja, nada de pânico! A Usina de Itaipu segue firme e forte. Então, não compartilhe. A informação é apenas balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.