Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Túnel Marcello Alencar está com vazamento e corre risco de cair #boato

Túnel Marcello Alencar está com vazamento e corre risco de cair #boato

Boato – Evitem o túnel Marcello Alencar, no Rio de Janeiro. Ele está com vazamento e corre risco de cair.

Tragédias que ocorrem no nosso cotidiano são traumáticas. Não bastassem assaltos e outros problemas que a criminalidade nos expõe, alguns acidentes causados por imprudência em obras públicas também acontecem. São raros, mas acontecem.

Só no Rio de Janeiro, temos um exemplo vivo na nossa memória. A queda do viaduto Tim Maia acendeu um alerta na população carioca. Alerta que parece ter reacendido com outra história que circula online.

Mensagens que circulam pelo WhatsApp e Facebook dão conta que o túnel Marcello Alencar, que liga a região central da cidade (inclusive o aeroporto Santos Dumont) à região da rodoviária da cidade, está com um grave vazamento e pode ruir a qualquer momento. Leia o texto que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Pessoal, atenção: já recebi em dois grupos mensagens semelhantes sobre o túnel Marcelo Alencar, que liga o aeroporto Santos Dumont à rodoviária Novo Rio. Não custa ficar alerta e, se possível, evitar passar por ele. As paredes do túnel, no sentido aeroporto-rodoviaria, estariam minando água desde a semana passada e agora a água já escorre como um pequeno rio pela galeria.

Uma das pessoas que postaram essa notícia disse ter telefonado para um amigo engenheiro que trabalha na área de fiscalização da Prefeitura; ele não participou dessa obra, mas disse que já viu esse vazamento, percebeu que está aumentando rapidamente e repassou o problema para seus superiores MUITO preocupado pois são 40 metros de coluna de água, MUITO PESO. Esse engenheiro teria dito que a situação é grave, que está evitando passar pelo túnel e recomendou ao amigo fazer o mesmo!

Desculpem; posso estar transmitindo uma informação alarmista demais, porém as tragédias anunciadas são muitas (veja caso recente da ciclovia) e quase todas passam impunes, levando vidas inocentes. Se alguém souber maiores detalhes, avise. Na dúvida, EVITEM O TÚNEL MARCELO ALENCAR!

Túnel Marcello Alencar está com vazamento e corre risco de cair?

É fato que muita gente ficou preocupada com a situação. Mas será mesmo que é real a história que aponta que o túnel Marcello Alencar está com um grave vazamento e corre risco de cair? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Sabe aquela história do “aumento, mas não invento”. Pois bem, neste caso a história é “aumento e invento”. Logo que a história começou a circular na internet, a concessionária que cuida da região, a Porto Maravilha, publicou uma nota de esclarecimento. De acordo com a concessionária, ocorreu um pequeno vazamento na sexta-feira (12) que já foi sanado e o local não apresenta riscos. Leia:

A companhia informa que a concessionária Porto Novo, empresa contratada para executar as obras e prestar serviços públicos municipais no Porto Maravilha, monitora toda a região, incluindo os túneis, por câmeras ligadas a uma Central de Controle Operacional (CCO) e faz vistorias regulares em todos os 5 milhões de metros quadrados da operação. No fim da última semana foi registrado vazamento de pequeno porte no sistema de drenagem do túnel, mas a situação foi sanada na própria sexta-feira sem qualquer impacto sobre a circulação.

A Prefeitura do Rio de Janeiro também esclareceu a situação por meio da página no Facebook:

Importante: o Túnel Marcello Alencar não está em risco. O vazamento registrado na última semana era pequeno e foi resolvido rapidamente. A Concessionária que administra a região do Porto Maravilha monitora toda a região e agiu imediatamente para sanar o problema.

Resumindo: houve um pequeno vazamento na sexta-feira (12) e foi resolvido no mesmo dia. Mesmo depois de sanado o problema, a mensagem de alerta continuou circulando na internet. Ou seja, pelo menos de acordo com os responsáveis pelo local, não há risco de cair. Se você não quiser acreditar, tudo bem. Mas se prepare para “dar uma volta bem grande” pela região se quiser evitar o túnel.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no número (61) 99331-6821.