Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tubarões foram vistos à beira-mar de Boa Viagem (Recife) durante pôr do sol ontem #boato

Tubarões foram vistos à beira-mar de Boa Viagem (Recife) durante pôr do sol ontem #boato

Tubarões foram vistos à beira-mar de Boa Viagem (Recife) durante pôr do sol ontem, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra momento em que tubarões são vistos em “encontro” durante pôr do sol à beira-mar da praia de Boa Viagem, em Recife. Isso ocorreu ontem.

Infelizmente, ataques de tubarões em praias brasileiras têm sido cada vez mais frequente nos últimos anos. Um dos locais mais perigosos do país é a praia de Boa Viagem, bairro de Recife (PE). Talvez por isso que uma história tenha começado a circular online.

Um vídeo de alguns tubarões à beira mar durante o fim de tarde começou a se espalhar na internet junto com a legenda de que o vídeo teria sido feito em Boa Viagem, em Recife. “Recife, ontem Por do sol em boa viagem Encontro de tubarões, em frente do Castelinho* ! Que medo”, diz a mensagem que circula online. Assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Tubarões foram vistos à beira-mar de Boa Viagem (Recife) durante pôr do sol ontem?

É claro que o tal vídeo não demorou a se espalhar com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que dizem as legendas em questão, não foi (pelo menos desta vez) que tubarões foram flagrados em Boa Viagem.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A mensagem já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Ela tem características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, não é de hoje que fenômenos são escritos geograficamente de forma errônea por aqui. Só sobre tubarões, já desmentimos histórias falsas sobre tubarões no Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e até na própria praia de Boa Viagem.

Assim como nos outros casos, o vídeo é real, mas a descrição de local não é. Na realidade, o vídeo, de acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) de Pernambuco, foi gravado na Praia da Conceição, Fernando de Noronha. A informação foi publicada no site Leia Já.

Na matéria, ainda foi dito que os Bombeiros de Recife negaram que o tubarão estava em Boa Viagem e que a espécie é do tubarão-limão. Os ataques em Boa Viagem são realizados por espécies mais perigosas como, por exemplo, o tubarão-touro e o tubarão-tigre.

Vale citar que vimos outras versões falsas com o mesmo vídeo. Vimos postagens falando que o tubarão havia sido visto na Praia Grande (São Paulo), Maranhão e outros locais. Assim como no caso da mensagem sobre Boa Viagem, a informação está errada.

Resumindo: não é verdade que tubarões foram filmados em um “encontro” na praia de Boa Viagem. O vídeo em questão foi gravado em Fernando de Noronha e os tubarões filmados são de uma espécie “menos perigosa” (só não dá para fazer carinho neles) sobre que os encontrados na capital de Pernambuco.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso