Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Thomas Beatie recebe útero de mulher em transplante e é o 1º homem grávido do mundo #boato

Thomas Beatie recebe útero de mulher em transplante e é o 1º homem grávido do mundo #boato

Boato – Thomas Beatie recebe útero de mulher morta nos Estados Unidos e é o primeiro homem grávido do mundo.

Todos nós sabemos que a gravidez é um momento mágico e único na vida de uma mulher. Mas, ao que tudo indica, esse momento pode ser compartilhado com o público masculino, pelo menos de acordo com uma publicação que circula pela internet, que anuncia o transplante de útero de mulher e o primeiro homem grávido do mundo.

A publicação aponta que “cientistas nos Estados Unidos criaram uma forma de fazer transplante de útero de mulheres mortas e implantam em homens”. A mensagem aponta ainda que “Thomas Beatie é o primeiro homem grávido do mundo”. Leia o que diz a mensagem:

Thomas Beatie recebe útero de mulher em transplante e é o 1º homem grávido do mundo, diz boato
Thomas Beatie recebe útero de mulher em transplante e é o 1º homem grávido do mundo, diz boato

Thomas Beatie recebe útero de mulher em transplante e é o 1º homem grávido do mundo?

A repercussão da publicação deu o que falar, mas será mesmo que Thomas Beatie recebeu útero de mulher e é o primeiro homem grávido do mundo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Ao bater o olho no conteúdo, uma coisa chamou atenção: a publicação começou a circular após páginas ligadas a religião compartilharem o boato. Dito isso, saiba que a imagem, de fato, é real. Porém, a história por trás dela é bem diferente.

Pois bem, a imagem foi registrada em 2008, quando Thomas Beatie engravidou por meio de uma inseminação artificial em 2007. Thomas é um homem trans e, em março de 2002, fez a cirurgia de mudança de sexo, porém manteve os órgãos sexuais femininos, já que sua esposa, Nancy, não poderia engravidar.

Depois da gravidez, Thomas terminou a transição para o gênero masculino e realizou uma metoidioplastia. O caso se tornou tema do documentário “o homem grávido” e narrou as semanas finais da gestação e o nascimento do bebê. Em 2012, Thomas e Nancy se separaram. Agora, Beatie e sua parceira, Amber Nicholas, planejam ter um filho antes que ele conclua sua transição com uma histerectomia.

Ao buscarmos informações sobre o transplante de útero, chegamos a alguns dados: o primeiro deles é que esse procedimento, em mulheres, ainda está em fase de pesquisa. Além disso, o primeiro transplante de útero bem-sucedido da América Latina foi realizado em outubro de 2016.

E mais: ao pesquisarmos sobre “transplante de útero em homens”, o máximo que encontramos foi uma entrevista da Dra. Karina Chung, da Faculdade de Medicina Keck da Universidade da Califórnia do Sul, afirmando que “em dez anos homens poderiam receber um útero”.

Contudo, a mesma matéria alerta para os obstáculos no procedimento, já que se trata de uma cirurgia difícil e perigosa. Além disso, as mulheres já possuem vasculatura para alimentar o útero com sangue, ligamentos pélvicos, vagina e colo do útero e hormônios naturais e os homens não possuem nenhum desses sistemas de apoio. Não é impossível, mas hoje é improvável.

Resumindo: Thomas Beatie não recebeu útero de mulher em transplante e, por enquanto, só temos um palpite de quando homens estarão carregando bebês em úteros por aí. Ou seja, mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.