Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Temer não cumpriu acordo e caminhoneiros farão greve pior do que a outra #boato

Temer não cumpriu acordo e caminhoneiros farão greve pior do que a outra #boato

Boato – O governo de Temer não cumpriu o acordo com os caminhoneiros. Por isso, será feita uma nova greve. Ela será pior do que a outra e vão colocar fogo nos carros em fila de postos de gasolina. 

Ah, a greve dos caminhoneiros. Enquanto muita gente ficou animada e se solidarizou durante a paralisação de maio deste ano, muita gente ficou traumatizada com o desabastecimento. A prova disso está na quantidade de circulação de boatos falando sobre uma nova greve. Sim, vamos falar sobre isso de novo.

Assim que a greve se encerrou, começou a circular a informação (por meio de textos e áudios) de que os caminhoneiros fariam uma nova greve. Muita gente disse que estávamos errado quando desmentimos a informação. Não estávamos. Duas semanas depois, um texto publicado no site de um sindicato também causou um alvoroço. Novamente, era um alarme falso.

Se você acha que a história acabou por aí, se engana. Agora, os mesmos áudios estão circulando com uma mensagem que aponta que não só haverá uma nova greve como ela vai ser pior do que a outra e que carros que estiverem em filas de postos vão ser incendiados. Leia o texto que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Greve, e essa vai ser pior que a outra… Disseram que o temer nao cumpriu com a parte dele do acordo E dessa vez vao vir pra cima com tudo so acaba a greve depois do acordo sair no diario oficial. E se pegarem carro em fila de posto… vao tacar fogo pra ficarem espertos!

Temer não cumpriu acordo e caminhoneiros farão nova greve pior do que a outra?

Das três ameaças de nova greve dos caminhoneiros, essa é a mais fraca. Só esse comentário já deve fazer você imaginar que esta história é falsa. Se você pensou isso, está certo. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

É fato que, apesar de terem conquistado alguns avanços por causa da paralisação, os caminhoneiros ainda não estão 100% satisfeitos. A questão do tabelamento do preço mínimo de frete ainda causa divergências e gera debate entre empresários (principalmente do setor de agronegócio), governo e a classe. Porém, ainda não tem se falado em greve.

A prova disso é que todos os áudios que estão circulando online são antigos. Alguns são da primeira ameaça de greve (de depois do corpus christi). Outros (que falam em tacar fogo em carros) é do boato que aponta que o PCC se meteu na greve. Ou seja, duas histórias falsas.

Mas aí você pode falar “ah, mas tem grupos que apoiam uma nova greve”. Sim, tem. Mas nenhum deles (alguns acham que os caminhoneiros merecem mais. Outros só querem ganhar capital político) tem grande representatividade a ponto de causar grande impacto com uma nova paralisação.

Resumindo: a história que aponta que haverá uma nova greve dos caminhoneiros mais pesada do que a anterior é falsa. Os áudios são antigos e não há nenhum movimento entre os grandes líderes para que uma nova paralisação ocorra. Pelo menos por enquanto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: