Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Telefone 08002800102 é gratuito e de auxílio à lista #boato

Telefone 08002800102 é gratuito e de auxílio à lista #boato

Boato – Quatro informações úteis não divulgadas: telefone 08002800102 é auxílio à lista gratuito e substitui o número 102. Repassem a todos!

Quando uma mensagem já começa com “repasse para todos os seus contatos”, sugerindo que o texto já esteve em um bocado de timeline, é bom ficar com o pé atrás. Às vezes é um alerta sobre crianças desaparecidas, golpes de criminosos, como evitar doenças e até informações de “utilidade pública”, que inclusive é o caso de hoje.

Circula na internet a informação de que o número 08002800102 é o contato para o serviço de auxílio à lista de graça. Nas redes sociais, a mensagem começou a circular, junto à publicação que apresenta “quatro informações úteis não divulgadas”. Na publicação, o texto fala sobre o cartório eletrônico, telefone de auxílio à lista, multa de trânsito e a isenção do pagamento de taxa para documentos roubados.  Leia trechos da mensagem:

Quatro informações uteis não divulgadas! [..] 2. Auxilio a Lista: Telefone 102, não! Agora é: 08002800102 Vejam só, como não somos avisados das coisas que realmente são importantes. NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO. SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO. Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo. [..] DIVULGUEM PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL. * VAMOS ACABAR COM A “INDÚSTRIA DA MULTA” E OUTROS ABUSOS! Gostaria, se possível, que cada um não guardasse a informação só para si. Repassem para todos!

Telefone 08002800102 é gratuito de auxílio à lista?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Apesar da mensagem ter chamado muita atenção no Facebook e WhatsApp, temos uma notícia triste para dar: a história não procede. Bom, pelo menos a informação sobre o auxílio à lista. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Para início de conversa, saiba que a história já é velha. Em buscas na internet encontramos registros desde 2008. Apesar de antiga, não localizamos a informação em nenhuma fonte confiável, o que é no mínimo estranho, já que esse seria um bom serviço a ser divulgado.

Como você pode imaginar, a mensagem possui o enredo básico de boatos online: vaga (sequer diz qual é a empresa responsável pelo serviço), não cita fontes confiáveis, possui erros de português e pedidos de compartilhamento. Mas não é só isso: a história é tão velha que já teve até desmentidos. Em 2012, o Correio do Povo desmentiu a informação. Aqui, o clicRBS (portal de notícias do Rio Grande do Sul) também explica o que é e o que não é verdade na mensagem.

Por fim, ao entrar em contato no número informado, a secretária eletrônica informa que o “serviço não está ativo no momento” e que “para maiores informações entre em contato com a Telemar”. Vale dizer que a Telemar é uma empresa concessionária de telefonia, que atualmente utiliza a marca Oi.

Resumindo: a informação de que o telefone 08002800102 é gratuito de auxílio à lista não procede. A dica é falsa e o 102 continua valendo. A propósito, essa é uma das “quatro informações úteis não divulgadas” que, de fato, não devem ser divulgadas mesmo. Em tempo: sobre as outras informações, não vamos no momento.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.