Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bomba: Suíça liberou backup de sistema da Odebrecht em 2019, diz Joice Hasselmann #boato

Bomba: Suíça liberou backup de sistema da Odebrecht em 2019, diz Joice Hasselmann #boato

Bomba, a Suíça liberou backup de sistema da Odebrecht em 2019, diz Joice Hasselmann (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Joice Hasselmann diz, em junho de 2019, que Suíça liberou backup de contas da Odebrecht e muita gente vai ser descoberta.

Desde 2014, o grupo Odebrecht está na mira da Operação Lava Jato. Após descobertas de contratos bilionários entre a empreiteira e a Petrobras, firmados entre 2004 e 2014, o ex-presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, foi preso por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa, em 2016.

A partir disso, o nome da empresa Odebrecht vez ou outra aparece em destaque na mídia (seja em cumprimento de mandatos ou novas provas com informações importantes). E parece que o nome da empreiteira ainda vai ser bastante lembrado nos próximos dias.

De acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, a deputada federal Joice Hasselmann afirmou, em um vídeo, que a Suíça teria divulgado um backup de contas da Odebrecht. Segundo a deputada, os arquivos teriam informações de todas as propinas pagas pela empreiteira, inclusive nomes de políticos. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Bommmbaaaaaaa!!! A SUÍÇA ENCAMINHOU AO BRASIL UM BACKUP LOTADINHO DE PROVAS QUE FORAM DESTRUÍDAS AQUI NO BRASIL COM O CAMINHO DAS PROPINAS DA ODEBRECHT. QUEM RECEBEU…COMO RECEBEU…FOI DEPOSITADO ONDE… NA CONTA DE QUEM… #HAJARIVOTRIL …”. Versão 2: “Depois de hoje nas ruas ….. agora é hora de cair a ficha e não adianta dizer que esta doente e ir para o Síriokkkkk . Chegou a hora de corruptos e agregados a corrupção!!!”. Versão 3: “BOMBA ANUNCIADA POR JOICE HASSELMANN. ASSISTA O VÍDEO”. Versão 4: “MP SUÍÇO ENTRA EM CONTATO COM O MP BRASIL E ENTREGA NOMES DOS CORRUPTOS DA ODEBRECHT. LULA DILMA RODRIGO MAIA E OUTROS. CONFIRA COM JOICE HANSELLMAN..!!!”. Versão 5: “Bomba. Joice Hasselmann há dois dias atrás”.

Bomba: Suíça liberou backup de sistema da Odebrecht em 2019, diz Joice Hasselmann?

A informação agitou, principalmente, as redes sociais, que foram inundadas de publicações à espera da divulgação de nomes e valores. Entretanto, o que pouca gente se perguntou é se essa história de divulgação de backups da Odebrecht em 2019 é realmente verdadeira. A resposta? A situação não é bem assim e nossa equipe já te conta o porquê.

Vamos aos fatos! Apesar do vídeo estar circulando nas redes sociais nos últimos dias, ele não é recente. Ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos que ele foi gravado em abril de 2017.

Na época, Joice Hasselmann falava sobre uma informação publicada pelo site O Antagonista que afirmava que a Procuradoria Geral da República (PGR) havia recebido do Ministério Público da Suíça um backup do Sistema Drousys, que teria sido usado para organizar todos os pagamentos de propina da empreiteira Odebrecht.

Vale ressaltar que, em 2019, Joice Hasselmann foi eleita deputada federal. Com isso, a jornalista já não publica com a mesma frequência seus vídeos do Jornal da Joice (disponibilizado por meio de sua página oficial no Facebook).

Além do vídeo não ser novo, nem tudo aquilo que Joice Hasselmann afirmou no vídeo, de fato, se tornou realidade. Por exemplo, em relação ao repasse de Rodrigo Maia (que foi trecho de uma delação, em 2017), não houve grandes avanços nas investigações até 2019. Em abril deste ano, inclusive, uma reportagem até citou o caso, mas a “bomba”, prevista por Joice, não estourou.

Já em relação ao suposto dinheiro do ex-presidente Lula na Suíça, além do caso ter sido desmentido em 2019, a história não foi provada até o momento.

Vale destacar também que, desde 2017, a Câmara e o Senado mudaram bastante (o que derruba a tese de grande maioria de senadores e deputados investigados) e os desdobramentos das investigações (pelo menos, na esfera federal), andam a passos de formiga.

Em resumo: a história que diz que Joice Hasselmann afirmou que um backup do sistema da Odebrecht teria sido liberado pela Suíça é falsa! As imagens, na realidade, foram gravadas em 2017 e repercutiam a informação de que o Ministério Público da Suíça teria entregue o backup à PGR do Brasil. Ou seja, além do vídeo ser antigo, a “bomba” prevista pela deputada Joice Hasselmann não estourou (pelo menos, não até o momento). Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.