Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > STF jogou a polícia contra o povo hoje pela manhã e mídia não divulgou #boato

STF jogou a polícia contra o povo hoje pela manhã e mídia não divulgou #boato

STF jogou a polícia contra o povo hoje pela manhã e mídia não divulgou, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que o STF joga a polícia contra o povo após pessoas se concentrarem para expulsar os ministros na marra. Mídia ficou caladinha.

Como já falamos diversas vezes, uma das principais formas de “sobrevivência de boatos online” está (tal qual algumas doenças) na capacidade de se transformar para poder viralizar. A prova disso está no caso de hoje, que se trata de um vídeo velho e um “enredo novo”.

De acordo com mensagens que começaram a viralizar em redes sociais, o STF “jogou a polícia contra o povo hoje pela manhã”. O texto, que é acompanhado de um vídeo de uma confusão entre manifestantes e policiais em frente a sede do Supremo Tribunal Federal, aponta, ainda, que a mídia ficou caladinha, que o vídeo foi retirado da TV e do Youtube. Leia e assista:

*TÁ DANDO RUIM * A GLOBO NÃO DIVULGOU, *NAO SAIU NO G1, NO O meu DIA, NA FOLHA DE SAO PAULO* (Estão tentando impedir a divulgação) ISSO FOI HJ PELA MANHA NO STF *O STF JOGOU A POLÍCIA CONTRA O POVO* Mas o povo começou a se concentrar em frente ao STF!!!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Querem expulsar os ministros na marra! Uma TV apresentou esse vídeo hj pela manhã. Logo em seguida, o STF e Senado ligaram para a TV intimando sob ameaça que retirassem dos demais telejornais. Inclusive, já foi retirado do YouTube. Repasse *pro bem da NAÇÃO !!!*

STF jogou a polícia contra o povo hoje pela manhã e mídia não divulgou?

A história foi muito compartilhada na internet e chamou atenção por aí. Só tem “um probleminha”. A mensagem que está circulando junto com o vídeo está cheio de informações falsas. Para vocês entenderem tudo, vamos aos fatos.

O primeiro erro da mensagem é temporal. Ao contrário do que ela aponta, o vídeo não foi “feito hoje”. Na realidade, as imagens são do dia 25 de setembro de 2019 e mostram a polícia agindo durante uma confusão entre militantes favoráveis e contrários ao ex-presidente Lula.

O segundo erro no texto está em apontar para a suposta censura. Como já apontamos em um desmentido muito parecido com esse, essa história de “STF e Senado ligaram para a TV e foi retirado do YouTube” é uma balela clássica (quase um meme) que pode ser derrubada com uma busca (afinal, o vídeo está na internet). Também há erros na informação que aponta que a “mídia silenciou” o incidente. Como vocês viram no link acima, o tumulto foi noticiado.

Para terminar, o principal. Não é verdade que “o STF jogou a polícia contra o povo”. Como mostra essa matéria do Estadão, foi a Polícia Militar do Distrito Federal que agiu (sem ordem de ministro algum) após grupos de manifestantes entrarem em confronto e um dos grupos (contrário ao STF) ameaçar invadir o Supremo. Na confusão, um policial ficou ferido.

Resumindo: a mensagem que circula na internet e fala sobre o STF, o “povo” e a censura da TV é falsa. Trata-se de um novo boato que usa um vídeo desmentido em outra ocasião aqui no Boatos.org. Não acredite e não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2sBNWx4