Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Shopping Golden ABC está com a estrutura abalada e vai cair a qualquer momento #boato

Shopping Golden ABC está com a estrutura abalada e vai cair a qualquer momento #boato

Boato – Shopping Golden ABC, em São Bernardo do Campo (SP), pode cair a qualquer instante. Loja já pediu ajuda aos bombeiros.

Muitas vezes, algumas tragédias com as quais nos deparamos podem ser evitadas. Isso porque estão relacionadas com questões estruturais, de vistoria, revisão etc. Saber que algo está errado e não fazer nada, além de perigoso, é negligente.

Temos muitos exemplos ao longo da história (inclusive recente) que mostram que essa combinação, na maior parte das vezes, acaba de forma ruim. E, segundo uma publicação nas redes sociais, parece que, mesmo assim, essa prática ainda persiste.

De acordo com a história de hoje, o Shopping Golden ABC estaria com a estrutura abalada e os responsáveis sabem. Ainda segundo a publicação, os funcionários estariam com medo de denunciar a situação e uma das lojas já teria solicitado ajuda aos bombeiros. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Pessoal de São Bernardo do campo, evitar de ir no Golden shopping, está pra desabar pelo jeito”. Versão 2: “[Pessoas evitem o shopping Golden SBC QuAlquer hora ele vai cair. A estrutura tá abalada , os funcionários com medo de denunciar e os responsáveis não fazem nada. Agora mesmo o burguer king pediu ajuda dos bombeiros por tremores. O shopping alega q está reforçando as estruturas”.

Shopping Golden ABC está com a estrutura abalada e vai cair a qualquer momento?

A informação deixou muita gente preocupada, principalmente os frequentadores e funcionários do Shopping Golden. Mas será que essa história é realmente verdadeira e o Shopping Golden ABC pode cair a qualquer momento? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, as publicações apresentam aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, (muito) alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis. Procuramos por qualquer informação a respeito do assunto e não encontramos nenhuma notícia em veículos confiáveis sobre o tema.

Vale ressaltar que a história começou a circular com força após surgirem relatos de tremores na estrutura do shopping e após o cancelamento de um evento de encontro de fuscas no local.

Porém, ao contrário do que sugere a história, os tremores não têm nada a ver com risco de desabamento e estrutura abalada. Logo após os relatos, a Defesa Civil e a Prefeitura realizaram vistorias no local e concluíram que os tremores estão sendo causados pelas obras que estão sendo realizadas no shopping (e não existe risco de desabamento). Apesar disso, os locais foram isolados e uma equipe de engenharia está acompanhando as obras. Já o evento foi cancelado por conta das obras (e não por um possível risco de desabamento do shopping).

O próprio Shopping Golden emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso após o assunto viralizar nas redes sociais. No comunicado, os responsáveis informam ser normal os tremores por conta das obras e que tudo está sob controle.

Informamos que o Golden Square Shopping está passando por obras de revitalização que não apresentam nenhum risco à segurança e bem-estar dos nossos clientes e lojistas e que todas as normas de segurança e legislações vigentes estão sendo seguidas. Reforçamos que as obras foram vistoriados pela Defesa Civil e Secretaria de Obras da Prefeitura de São Bernardo do Campo e não oferecem qualquer risco à estrutura do shopping. Esclarecemos também que as vibrações e ruídos são comuns a esse tipo de procedimento, por causa do uso de equipamentos pesados, e que as obras estão sendo realizadas em horário comercial por causa da proximidade com a área residencial.

Por fim, até os próprios veículos de comunicação da região do ABC já desmentiram toda a história, esclarecendo a relação dos tremores com as obras. Ou seja, apesar do que dizem as publicações, o Shopping Golden não corre risco de desabamento. Os tremores estão sendo causados pelas obras e o evento que aconteceria no local foi cancelado por conta da revitalização do lugar. Sendo assim, a história não passa de balela e não vale a pena ser compartilhada!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.