Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Sapo gigante de 90 kg é encontrado no Rio Mogi em Pradópolis #boato

Sapo gigante de 90 kg é encontrado no Rio Mogi em Pradópolis #boato

Boato – Imagens mostram sapo gigante que foi encontrado no Rio Mogi, em Pradópolis (SP). Áudio descreve que a Marinha e Fundação Chico Mendes foram, de helicóptero, buscar o bicho.

Quem acompanha o Boatos.org já sabe que animais bizarros têm feito “sucesso” nas fake news da internet. O que ainda não havia acontecido nos últimos dias era de o “mesmo” animal aparecer em dois locais diferentes. É o caso da história de hoje.

De acordo com imagens e áudios que estão circulando na internet, um sapo gigante de 90 quilos foi encontrado no Rio Mogi, na cidade de Pradópolis (SP). O narrador do áudio aponta que o animal começou a dar uns “rebojão”, foi tirado “a laço” do rio e que a Marinha e o Instituto Chico Mendes foram buscar o bicho de helicóptero. Leia a mensagem, a transcrição do áudio e o escute.

Sapo de 90Kg encontrado no Rio Mogi em Pradópolis. Áudio: Esse trem começou a dar uns rebojão lá e nós metemo o laço e tiramo pra fora. Urra, urra igual gente. O bicho e tem muitos desses dentro do Rio Mogi. Tinha uns três ou quatro, mas conseguimos pegar só um. Rapaz, parece gente o bicho.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Pessoal da Marinha tá vindo aqui, Fundação Chico Mendes, esse tanto chegou. Estão tudo aqui chegando de helicóptero pra ver esse bicho aqui e levar embora, entendeu? Isso aqui é um trem que ninguém sabe rapá, que p… que é essa, você entendeu? Ô desceu um rebojo e se pega uma embarcação, um negócio eles viram isso aqui, cara. É muito grande, muito grande.

Sapo gigante de 90 kg foi encontrado no Rio Mogi em Pradópolis?

A história circulou muito na internet e deixou muita gente impressionada. Mas será mesmo que um “sapão” foi encontrado no Rio Mogi, em Pradópolis (SP)? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Primeiro ponto: a história não só tem características de um boato na internet (vaga, com erros de português e alarmista. Só faltou o pedido de compartilhamento) como também tem as características de uma história de pescador. Como assim “pesaram o sapo gigante” e descobriram que tinha 90 kg? E o que é “rebojão”?

As desconfianças se tornaram realidade ao descobrirmos que nem a Marinha e nem o Instituto Chico Mendes falaram qualquer coisa sobre o animal. Tentamos procurar por qualquer notícia em fontes confiáveis que desse conta da aparição do sapo gigante no Rio Mogi e nada encontramos. É, no mínimo estranho, que um “bichão desse” passe despercebido.

O ponto que “mata” o boato está na imagem. A foto é a mesma utilizada para ilustrar o boato que aponta que uma rã gigante foi encontrada no Rio Paraguai. No nosso desmentido sobre o assunto no Boatos.org afirmamos que a foto começou a circular na internet fora do Brasil e nada mais é do que uma imagem da de uma rã-touro (de, no máximo, 30 cm) tirada numa perspectiva que a faça parecer maior. Tem dúvidas ainda? Então dá uma lida no nosso artigo.

Resumindo: a história que aponta que um sapo gigante foi encontrado no Rio Mogi, em Pradópolis (SP), é falsa. Não passa de mais um boato que utilizou a rã-touro cubana fotografada em “posição desfavorável” (ou favorável).

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.