Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Santa Etelvina do Guaíba (RS) ganha parque temático inspirado na ideologia de gênero #boato

Santa Etelvina do Guaíba (RS) ganha parque temático inspirado na ideologia de gênero #boato

Santa Etelvina do Guaíba (RS) ganha parque temático inspirado na ideologia de gênero, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O prefeito Felipe Weissfüder Garcia (PRONA) criou um parque temático inspirado na ideologia de gênero na cidade de Santa Etelvina do Guaíba, no Rio Grande do Sul.

Nos últimos tempos, tem crescido o volume de histórias falsas que apontam para escândalos causados pela “ideologia de gênero” (termo que, por sinal, foi cunhado pela direita e não significa qualquer coisa que a esquerda defenda). Em meio a isso, uma publicação está gerando diversos sentimentos.

Uma foto de um escorregador que se assemelha a genitálias masculina e feminina está circulando na Internet como se fosse de um parque temático criado em uma cidade do Rio Grande do Sul. O texto que acompanha a foto aponta que o prefeito de Santa Etelvina do Guaíba, Felipe Weissfüder Garcia, que seria do “partido esquerdista PRONA”, teria implantado o parque temático para “educar as crianças da cidade”. Leia o texto que está circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

A prefeitura de Santa Etelvina do Guaíba (RS), hoje administrada pela esquerda, inaugurou anteontem um parque infantil “temático” que possui como “inspiração” a ideologia de gênero e, de acordo com o prefeito Fellipe Weissfüder Garcia (PRONA), “vai auxiliar na educação sexual das crianças por meio de brincadeiras comuns à idade”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

ABSURDO!!! Onde vamos chegar? O normal agora virou exceção? Esse é o mundo que a esquerda quer implantar para nossas crianças!!!! Compartilhe se você está indignado com o gasto de dinheiro público para pautas comunistas e darwinistas!!! As nossas crianças viraram alvo destes Bandidos Canalhas Pedófilos desta esquerda IMUNDA !!

Santa Etelvina do Guaíba (RS) ganha parque temático inspirado na ideologia de gênero?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar por tudo que é canto da Internet e, claro, gerar indignação entre os mais conservadores (e incautos). Porém, a foto não é de um local no Rio Grande do Sul e a cidade (ou mesmo o prefeito) sequer existem.

A mensagem e o histórico deste tipo de fake news já nos deixam mais do que desconfiados da veracidade da informação. A mensagem tem características de notícias falsas como o caráter alarmista e a falta de fontes confiáveis que comprovem a veracidade da informação.

Além disso, não é de hoje que notícias falsas usando a ideologia de gênero como desculpa circulam por aí. Só para citar alguns exemplos: já desmentimos fake news sobre certos kits gay para criancinhas, sobre filmes de Jesus gay no Brasil e sobre mamadeiras “de piroca” nas escolas. Assim como nos outros casos, a denúncia em questão não só é falsa como também é absurda.

Para começar, os personagens citados na história sequer existem. Não existe qualquer cidade com o nome de Santa Etelvina do Guaíba, no Rio Grande do Sul. No Brasil, há uma cidade de nome Santa Etelvina no Amazonas e uma cidade chamada Guaíba no Rio Grande do Sul.

O mesmo podemos dizer do prefeito em questão e o partido dele. Não existe qualquer pessoa chamada Felipe Weissfüder (nome que é claramente um trocadilho que, por sinal, já foi utilizado em outra fake news) Garcia, muito sendo um prefeito.

Já o partido citado (o PRONA) existe mais. Quem é mais velho (ou mais ligado) sabe que o partido em questão é de Enéas Carneiro (que foi candidato à presidência da República algumas vezes). O partido não é de esquerda (pelo contrário) e está extinto.

Ao buscar pela origem da imagem, chegamos à verdade. Na realidade, o escorregador exótico foi utilizado nas gravações de um filme de comédia no Canadá. Como apontou este site, o escorregador foi classificado como NSFW (no safe for work, algo como não seguro para ver no trabalho).

Na França, uma fake news muito parecida surgiu na Internet e acabou sendo desmentida por sites de mídia e de checagem como o France Info e o 20 Minutos. Em ambos os casos, os artigos desmentidos falavam sobre “a vergonha do paquinho para crianças em Paris”.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o prefeito de Santa Etelvina do Guaíba no Rio Grande do Sul instalou um parque temático da ideologia de gênero. A cidade, o prefeito e o partido sequer existem e a foto é de uma gravação de filme e já foi utilizado em outras fake news mundo afora.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso