Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Rodizio de carro em São Paulo será ampliado #boato

Rodizio de carro em São Paulo será ampliado #boato

Confira a versão 2020 do desmentido sobre o rodízio de carros em São Paulo aqui

Boato – O rodízio de carros da capital paulista vai aumentar. A partir de abril mais espaços da cidade terão fluxo de carros controlado.

Quem habita a cidade de São Paulo sabe que não é fácil. Viver nessa selva de pedra, que calha de ser a maior cidade do país, exige bastante esforço e principalmente, paciência. Afinal são horas de espera em filas, horas de espera para o transporte público e horas, muitas horas, de espera no trânsito.

Para tentar controlar os congestionamentos quilométricos que a quantidade de carros nas ruas ocasiona foi criado o sistema de rodízio. Esse sistema combina o final da placa de veículos e os dias da semana proibindo a circulação desses automóveis (de acordo com a placa) em trajetos densos da cidade durante o horário de pico (7h às 10h e 17h às 20h).

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A partir de abril, segundo uma informação que tem circulado nas redes sociais, o rodízio será ampliado. Ou seja, mais trechos de São Paulo farão parte do sistema. E claro, as multas para quem desobedece vão rolar. Confira o texto, publicado em um site:

Em abril, começa a expansão do rodízio em São Paulo

De acordo com a Secretaria de Transporte, serão inclusos no rodízio mais 371 quilômetros de vias de veículos; antes do início os motoristas não serão multados, pois terão um período de “adaptação”, que pode ser em torno de um mês, como ocorreu com a implantação da faixa exclusiva de ônibus […]

No rodízio atual não terá mais a restrição no espaço de 150 km² em torno no centro, como segue na lógica atual. Nos bairros, o rodízio será aplicado, ao longo das vias arteriais, aquelas que contam com duas ou mais faixas em cada sentido e canteiro central. A Prefeitura espera que dessa forma ocorra uma redução de veículos fazendo longos deslocamentos em horário de pico sem que seja prejudicada a movimentação no interior dos bairros.

Não foram definidas ainda todas as vias que terão rodízio a partir de Abril, porém outras já estão certas de que farão parte do rodízio, segundo a Central de Engenharia de Tráfego (CET)[…] Junto com o rodízio, vem à instalação de novos radares eletrônicos, que já estão em processo de licitação.“A idéia é que, em breve, todas as principais vias de São Paulo sejam monitoradas por radar, não apenas as vias do rodízio”[…]

O rodízio de São Paulo será ampliado?

Muitos paulistanos têm compartilhado essa história, porém, estão todos cometendo um grande equívoco. O rodízio de veículos não será ampliado, nem em abril é nem em nenhum tempo próximo. Isso porque não há anúncio sobre esse tipo de mudança feito pela Prefeitura.

A informação publicada no site e que causou toda confusão foi baseada em uma notícia de 2014. Na época, a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad propôs expandir o rodízio para mais trechos da cidade. No entanto, no início de 2015 a prefeitura voltou atrás e definiu que não haveria ampliação. A notícia do cancelamento foi dada em vários jornais.

De tanto ser compartilhada, a própria CET-SP (Companhia de Engenharia do Tráfego) postou em seu site que a ampliação é uma mentira. Leia o trecho:

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET informa que não haverá ampliação da área do Rodízio Municipal de Veículos.  As mensagens que estão circulando pela internet sobre possível alteração não são verdadeiras.

Lembramos que durante o rodízio a operação restringe a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade nos períodos da manhã, das 7h00 às 10h00, e da tarde, das 17h00 às 20h00.

Quando o órgão responsável pelo assunto e a imprensa são prova de que a coisa toda é balela, adivinhem? Quer dizer que a coisa toda é balela. Portanto, paulistanos, chequem se é o rodízio do seu veículo amanhã. Se não for, preparem-se assim mesmo para algumas horinhas de trânsito.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Sumaia SN e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.