Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Região Sul está sob alerta de frio extremo, com temperaturas de -15ºC, como não se via há 50 anos #boato

Região Sul está sob alerta de frio extremo, com temperaturas de -15ºC, como não se via há 50 anos #boato

Região Sul está sob alerta de frio extremo, com temperaturas de -15ºC, como não se via há 50 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alerta máximo de frio extremo na região Sul do Brasil. Cidades do RS, SC e PR terão até menos -15ºC e fará frio como não se via há 50 anos.

Com a chegada do inverno, boatos “sazonais” também voltaram a circular na internet. Hoje, vamos falar sobre um que (assim como em todos os anos) aponta para a chegada de um “frio extremo” na região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) do Brasil.

De acordo com a mensagem que está circulando online, há um alerta “máximo de frio extremo” na região. O texto aponta que as temperaturas podem chegar até a -15ºC e esse seria o maior frio em 50 anos no Brasil. Leia a mensagem que está circulando online:

Confira o desmentido em vídeo:

ALERTA MÁXIMO DE FRIO EXTREMO! Atenção! A partir do dia 04 e principalmente de 05 a 07/07 uma potente massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil, como não se via a mais de 50 anos. As simulações computadorizadas indicam temperaturas extremas no estado gaúcho abaixo de zero graus!!! O frio será por demais intenso como há anos não se via! Temperaturas negativas generalizadas e geada de forte intensidade.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A região de Santa Maria, CruZ alta, Ijuí, Santo Ângelo poderá registrar entre -7 e -12°C. Na serra Paranaense o frio vem com intensidade e nas regiões de Palmas , Pinhão e Guarapuava as temperaturas podem chegar proximas a – 10°C negativos; Região de Guarapuava , Invernadinha próximo ao Kalipia, sentido Guairaca previsão é de temperaturas chegando a -15°C

Defesa civil municipal, é altamente recomendável a inicialização de um plano para moderadores de rua e baixa renda, e ajuda humanitária de todos será bem vinda!!! O frio será extremo, não saiam de suas casas à noite e vedem bem as janelas!!! Na serra gaúcha e Catarinense não se descartam temperaturas de até -19°C (19 graus negativos). Atualizações nos próximos dias! Pedimos ajuda a toda a população !!! Alerta de caos devido às baixas negativas e a super frente fria!!! Como não se via a mais de cinquenta anos!!! Risco de neve em todo o Sul !!!

Região Sul está sob alerta de frio extremo, com temperaturas de -15ºC, como não se via há 50 anos?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e chamou atenção por aí. Mas será mesmo que esse alerta máximo de frio extremo é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem e o histórico já nos chama atenção. Isso porque a mensagem carrega o “pacote completo das fake news” (é vaga, alarmista, com erros de português, com pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis) e, como falamos no início do texto, alertas falsos de “friacas” são comuns. Em 2018, por exemplo, tivemos que desmentir boatos assim duas vezes (aqui e aqui).

Assim como nos outros casos, o texto em questão é o clássico “aumenta e inventa”. Ao procurar pela previsão do tempo para os próximos dias, até encontramos previsão de frio. Mas não do jeito que o texto descrevia. Em Guarapuava (PR), por exemplo, a previsão para os dias em questão é de mínima de 14ºC (muito maior do que aponta a mensagem). Nos dias mais frios do mês, a previsão é de 3ºC.

É importante citar que, se a mensagem que fala em -15ºC fosse real, não se trataria do maior frio dos últimos 50 anos. Seria o maior frio da história do Brasil. A menor temperatura registrada foi -11ºC em 1953, na cidade de Xanxerê (SC).

Resumindo: a história que aponta para um alerta de frio extremo na região Sul do Brasil é falsa. Não passa de um novo boato sobre um velho assunto já muito tratado aqui no Boatos.org.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. https://t.me/boatosorgtl

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK