Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Quem trabalhou entre 1980 e 2016 tem direito a cinco salários mínimos #boato

Quem trabalhou entre 1980 e 2016 tem direito a cinco salários mínimos #boato

Atenção: se você entrou em maio de 2017, veja a versão nova do boato (em um site que pode roubar os seus dados). 

Quem trabalhou entre 1998 e 2016 pode receber dois salários mínimos #boato

Boato – Se você trabalhou entre 1980 e 2016, pode receber até cinco salários mínimos por causa de um processo referente à correção do FGTS.

Não faz muito tempo que o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que as pessoas com mais de dois anos de carteira assinada poderiam ganhar R$ 3.284 de abono. Hoje, voltamos para falar de outra história muito parecida que circula online.

Quem trabalhou de 1980 a 2016 pode receber cinco salários, diz boato
Quem trabalhou de 1980 a 2016 pode receber cinco salários, diz boato

Agora, um texto diz que todas as pessoas que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1980 a 2016 teriam direito a ganhar cinco salários mínimos. O motivo seria uma ação ganha na Justiça por causa da baixa correção do FGTS. Leia o texto que circula online:

Quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 1980 a 2016 terá direito a até cinco salários mínimos corrigidos, pagos através da caixa econômica federal. esse valor refere-se a uma decisão do supremo tribunal federal devido a correção dos índices do fgts que encontrava-se inferior ao da poupança determinado pelo banco central

Quem trabalhou entre 1980 e 2016 tem direito a 5 salários mínimos?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que a história chamou atenção e está sendo bem compartilhada pelo WhatsApp. Mas, infelizmente, ela só ajuda a desinformar. Não é verdadeira. Vamos aos fatos.

Antes de tudo, vamos falar do texto em si. Como um boato “que se preze”, o texto não cita fontes, é vago e não foi publicado em nenhum grande site de notícias. Ou seja, tem todas as principais características de uma farsa online. Só isso já esclareceria a história, mas ela pegou tantos elementos que é melhor a gente explicar mais um pouquinho.

O primeiro ponto é em relação à correção do FGTS. É fato que há processos na Justiça relacionados à ela. Mas não são referentes a 1980-2016 e sim a 1999-2013, ano que em a TR (Taxa Referencial) começou a garantir rendimentos do FGTS menores do que a inflação. O pedido é que o FGTS passe a ser corrigidos pela inflação.

Em 2014, um grupo conseguiu ganhar o direito na Justiça, mas a Caixa recorreu e o processo segue. Desde então, há muitas pessoas entrando com processos para rever os valores e resultados diferentes saem deles. Sobre os cinco salários mínimos, o número é um “chute” porque depende de variáveis que só um contador poderia calcular.

Resumindo: há sim processos relacionados à correção do FGTS, mas eles não “garantem” cinco salários mínimos e tampouco são relativos ao período de 1980-2016. Essa história é boato. Porém, se você quer saber mais sobre as ações trabalhistas procure o seu sindicato ou a alguma Defensoria Pública. Se quiser, procure um advogado.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor JCCoelho. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.