Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Presidente do Habib’s escreve texto sobre “greve dos caminhoneiros”, GLO, fechamento do Congresso e nova Constituição #boato

Presidente do Habib’s escreve texto sobre “greve dos caminhoneiros”, GLO, fechamento do Congresso e nova Constituição #boato

Presidente do Habib’s escreve texto sobre “greve dos caminhoneiros”, GLO, fechamento do Congresso e nova Constituição, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alberto Saraiva, presidente do Habib’s, escreveu um texto em que prevê que “greve dos caminhoneiros” vai gerar um pedido de GLO por Bolsonaro, fechamento do Congresso e nova Constituição.

Mesmo após o fim das manifestações do dia 7 de setembro, o discurso radical continua imperando em redes sociais. Muitos deles com o crédito falsamente atribuído a figuras influentes. A última das histórias aponta que o dono do Habib’s, Alberto Saraiva, teria feito uma previsão do que “iria ocorrer nos próximos dias”.

Na mensagem, o dono do Habib’s teria falado que a paralisação dos caminhoneiros iria gerar um pedido de Bolsonaro para uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no Distrito Federal, São Paulo e Bahia. Depois disso, as Forças Armadas tomariam conta das polícias, aeroportos e portos, o Congresso e Judiciário passariam a não ter poder algum, o STF seria destituído, uma nova Constituição seria escrita e o país voltaria “à normalidade. Leia o texto que circula online:

Texto do Sr. Alvaro Alberto Saraiva – Presidente do Habibs: Previsões sobre o que vai acontecer nos próximos dias: 1. Caminhoneiros fecham as estradas e travam tudo; 2. Esses fechamentos vão isolar BSB (Centro político), SP (Centro industrial/financeiro) e BA, que é passagem para o NE (BRs 101/116); 3. Começa a haver desabastecimento; 4. Conflitos acontecem entre Policias Militares e Caminhoneiros; 5. Bolsonaro decreta GLO por 90 dias nos 3 estados acima citados; 6. Para decretar GLO não precisa de autorização do Congresso: é competência exclusiva do PR; 7. Generais são nomeados comandantes das Polícias Militares em SP, BA e DF; 8. Portos e aeroportos passam ao controle da Marinha e Aeronáutica; 9. Um grande número de políticos e autoridades será proibido de sair do país;

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

10 Determinações do STF passam a ser não-cumpridas pela PF, PRF, PMs e FFAA, desmoralizando o Tribunal; 11. Lira e Rodrigo Pacheco são comunicados que a GLO vai ser mantida pelo tempo necessário, e não mais por 90 dias; 12. São também intimados a aprovar a toque de caixa medidas determinadas pelo governo, sob pena de fechamento do Congresso e prisão de um monte de Parlamentares corruptos; 13. Outros estados terão o comando das PMs transferidos para o Exército e as Polícias Militares e Bombeiros Militares passarão a ser forças auxiliares, como determina a CF;; 14. Todo o STF é destituído e uma nova composição é determinada, com juízes escolhidos a dedo no STM (3) STJ (3) e TFRs (3) e 2 outros, de “notável saber jurídico”, para dar um cunho de juízes de carreira e da sociedade civil; 15. A nova Corte vai desfazer todas as reviravoltas do STF, inclusive quanto à prisão após condenação na 2a. instância; 16. Uma série de prisões vão ser decretadas em função disso;

17 .Uma “Comissão de Notáveis”, sob a liderança de Ives Gandra Martins, é composta, para no prazo de 90 dias entregar uma nova Constituição enxuta, presidencialista, que retira todos os excessos de direitos e estabelece mais deveres; 18. A nova CF transforma o STF unicamente em Corte Constitucional e estabelece as FFAA como Poder Moderador; 19. A nova CF é submetida a referendo popular; 20. Com a aprovação via referendo, o Congresso homologa a nova CF; 21. Acaba a GLO e o país volta à normalidade, num prazo de até 1 ano de sua decretação. Marco temporal: Bolsonaro irá abrir a Assembleia Geral da ONU dia 21. Isso determinará o Timing da decretação da GLO. E a ordem de todo o resto. Texto de Alberto Saraiva – Presidente do Habibs:

Presidente do Habib’s escreveu texto sobre “greve dos caminhoneiros”, GLO, fechamento do Congresso e nova Constituição?

O texto começou a se espalhar com muita força em grupos bolsonaristas e continua a dar esperança de que os protestos organizados por algumas pessoas com caminhões (que não pode ser chamado de greve dos caminhoneiros por ser tocado por um grupo pequeno da classe, sem o apoio de movimentos da profissão e sem pautas ligadas à profissão) podem resultar em um golpe. Só que, além de o texto conter algumas informações erradas e muitos chutes, não é do presidente do Habib’s.

O histórico recente já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Isso porque nos últimos dias têm sido frequentes publicações falsamente atribuídas a pessoas influentes. Hoje mesmo desmentimos um mesmo áudio que foi atribuído ao jurista Modesto Carvalhosa e a um general.

Se buscarmos por um histórico “mais antigo”, já encontramos textos falsamente atribuídos ao presidente do Habib’s (leia aqui um exemplo). Tanto que nas redes sociais do Alberto Saraiva “empresário” há a seguinte mensagem: “Xô Fake Não acredite em tudo que está por aí, diga não a fake news! Somente pelos meus canais oficiais e via assessoria de imprensa do grupo é que me comunico com vocês, fique ligado!”.

Para além disso, o texto tem um tom que não condiz com as publicações de Alberto Saraiva. O empresário tem um tom muito mais moderado do que o do sujeito do texto.

É importante citar que instrumentos como esse não deve ser utilizado para tentativas de tomada de poder e que o roteiro descrito na “previsão” tem caráter golpista a inconstitucional e que Bolsonaro não tem apoio popular suficiente para botar esse suposto plano em prática (pesquisas apontam que o governo dele tem rejeição de 64% da população) e que não há qualquer fonte confiável que balize que isso possa acontecer.

Ao buscar pela origem do conteúdo, descobrimos que não é do presidente do Habib’s. Trata-se de um texto escrito por um homônimo em redes sociais que não tem qualquer relação (com exceção de ter o mesmo nome) com o dono da empresa de esfirras.

Resumindo: além de o texto em questão mostrar uma narrativa improvável (para não dizer impossível) de ser realizada, não foi escrito pelo presidente do Habib’s Alberto Saraiva. O texto foi escrito por outra pessoa e está erroneamente ao dono da empresa de esfirras.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso